Educação

Professores entregam documento ao Governo Estadual

Foto: Graciela Fell/Divulgação/Clicatribuna

Foto: Graciela Fell/Divulgação/Clicatribuna

Mais de dois mil professores de todo o Estado estiveram reunidos em Florianópolis. Eles realizaram a assembleia estadual da categoria que marcou o término das atividades da paralisação nacional do magistério.




De acordo com a vice-coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Janete Silva, o encontro foi produtivo. “Nossa categoria está bastante mobilizada. Depois da assembleia seguimos em fila indiana pela SC-401 com faixas e cartazes mostrando nossa indignação com o governo”, afirma Janete.

Ao chegarem ao Centro Administrativo do Estado, os professores entregaram um documento com as reivindicações da categoria na secretaria de educação. “Falamos com o negociador do governo, que afirmou que levará nossos pedidos ao secretário Eduardo Deschamps, que está fora do Brasil”, contou Janete em entrevista ao Clicatribuna.

Categoria pede o fim da junção de turmas

Além da descompactação da tabela salarial, os professores pediram que o governo cesse imediatamente a junção de turmas, o que já ocorre em algumas regiões, de acordo com a categoria. “Não temos condições de trabalhar em uma sala com 45 alunos. Temos 45 minutos para atendê-los, seria um minuto para cada. E, além disso, nossas salas de aula não comportam tanta gente”, explica. Outro pedido dos professores é que o Governo volte a negociar. “Eles falam muito em grupo de estudos, mas nós queremos soluções”, lembra.

Hoje, em todas as escolas, as aulas voltam ao normal. Mas o sindicato segue em alerta. “Temos outras mobilizações em nossos calendários. Logo voltaremos a marcar uma nova assembleia estadual para discutir o que o governo fez, após mostrarmos as nossas intenções”, afirma a secretária geral do Sinte, Ana Júlia Rodrigues.