Além da restauração, o orçamento prevê a construção de uma estrutura para proteção do monumento. Quem passa pelo local, já pode observar que a Maria Fumaça.
Uma máquina de combustão à lenha, de fabricação inglesa, construída em 1871, foi restaurada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC). O equipamento pertence ao município de Capivari de Baixo, que solicitou os reparos à concessionária.
Antes, o equipamento estava exposto nas proximidades da Secretaria de Obras de Capivari de Baixo, próximo ao Paço Municipal. Agora, está instalada em outro ponto, na Praça FTC, no Bairro Santo André, ao lado da Avenida Nações Unidas, em frente ao lago da Engie Brasil Energia.
Além da restauração, o orçamento prevê a construção de uma estrutura para proteção do monumento. “Equipamentos como a Maria Fumaça, relembram atos históricos, nos mostram a evolução da tecnologia e nos aproximam do futuro”, destacou o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz.
Quem passa pelo local, já pode observar que a Maria Fumaça se tornou uma atração turística. Muitas pessoas param para fazer foto, conhecer o local e até se interessam pela história do município e os caminhos da estrada de ferro.
Colaboração: Daniela Goulart – Plantão Assessoria