Uma menina de 15 anos foi transferida com urgência de Criciúma para Jaraguá do Sul pelo helicóptero do SAER (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil), na manhã desta quinta-feira (15), a pedido do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A jovem, que sofre gravemente de doença hepática, corria risco de morte se não fosse transportada rapidamente para a cidade do Norte do Estado.
Segundo o delegado e piloto do SAER Rodrigo Martinez, ela é a número um da lista de transplantes de fígados no Brasil. “Ficamos muito felizes em poder salvar mais esta vida. Mesmo em condição grave, ela chegou em estado regular em Jaraguá e deve receber o fígado logo”, informou Martinez.
Convênio deve unir SAER E SAMU
Um dos grandes desejos do SAER em Criciúma é o convênio com o SAMU por meio do SARA (Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico), como já acontece em Chapecó, no Oeste. Desta forma, de acordo com o delegado Martinez, o SAER contará com apoio constante de médicos dentro da sua base. “A amplitude do serviço irá aumentar muito. Hoje conseguimos atender bastante ocorrências, como no caso desta menina, mas o serviço irá melhor muito e a consequência serão vidas salvas”, destacou.
A expectativa é que este convênio seja firmado ainda em 2018.