O presidente da Associação Comunitária de Rio Carvão (Acric), Sidnei Casagrande, comemorou nesta terça-feira, 9, o início dos trabalhos de topografia para a pavimentação do primeiro trecho da SC-440, de quase 2 quilômetros, que vai até Rio Carvão Baixo (entre a Rodovia dos Mineiros a Nova Itália), no valor de R$ 3.446.673,61 e prazo de execução de um ano. “É um dia histórico. A Setep está na comunidade iniciando o asfalto, em frente à igreja da comunidade”, ressaltou.
No dia 11 de agosto do ano passado, o vice-governador Eduardo Moreira (PMDB), na condição de governador em exercício, e o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro (PMDB), autorizaram o lançamento de edital de licitação para a obra.
Depois, até Lauro Müller
O trecho total da SC-440 tem 13 quilômetros, de Urussanga (passando por Santana e Rio Carvão) a Barro Branco (Lauro Müller). Com a campanha ‘Sem asfalto não tem voto’, moradores das comunidades de Santana, Santaninha, Rio Carvão, Rio Carvão Baixo e Rio Carvão Alto fizeram pressão no Governo do Estado e, no dia 9 de agosto de 2016 receberam a notícia da assinatura da autorização para o lançamento de edital de licitação à execução do primeiro trecho. Atualmente, a pavimentação termina na saída do bairro Nova Itália.
Força da mobilização
Também no ano passado os moradores chegaram a lotar um ônibus para acompanhar uma sessão da Alesc, em Florianópolis, e, com faixas e cartazes, reivindicar a pavimentação. A comitiva contou com o apoio do prefeito de Urussanga, Gustavo Cancellier (PP), e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Roberto Silveira, o Marquinhos (PT).
O principal transtorno é a dificuldade de se locomover para outras localidades, devido aos buracos e desníveis na pista. A trafegabilidade fica ainda pior em períodos chuvosos.