Poder Executivo

VÍDEO: Prefeito de Treviso avalia gestão e fala sobre as expectativas para 2018

Em entrevista ao Sul in Foco, o prefeito Jaimir Comin realizou um balanço sobre as principais ações realizadas pela prefeitura em 2017.

Fotos: Luana Melo/Sul In Foco

“Projetar um município para o futuro” é assim que o prefeito de Treviso, Jaimir Comin, define algumas das ações do governo em 2017. Mesmo com as dificuldades financeiras, o prefeito afirma ter colocado a “casa em ordem” e já planeja novos investimentos para 2018.
Em entrevista ao Portal Sul in Foco, o líder do executivo destacou algumas ações e avaliou sua gestão neste primeiro ano de mandato.

Início

“Conseguimos fazer todos os pagamentos e atingir todos os percentuais que o tribunal de contas exige. Um exemplo é na saúde, nós gastamos mais de 23% e a lei diz o mínimo de 15%. Na educação, passamos do que a lei diz. Então, estamos no caminho certo e fechamos o ano com chave de ouro”, conta.

Ainda segundo Jaimir outras dificuldades foram deixadas pela antiga gestão. “Foi bem difícil. Nós encontramos os caminhões e carros sem baterias, mais de 30 delas tiveram que ser trocadas, pneus, fornecedores atrasados, impostos, encargos… Mas, com muita garra, luta e determinação conseguimos pôr a casa em dia com dinheiro em caixa”, afirma.

Reforma Administrativa

“Colocar a casa em dia”, assim o prefeito relata sobre as principais dificuldades no início do mandato. Segundo Comin, a reforma administrativa foi necessária para que a prefeitura pudesse pagar todas as dívidas. “Nós tivemos que fazer algumas mudanças no decorrer do ano. Algumas medidas amargas tivemos que tomar. Atingimos nossas metas e todos os nossos objetivos que é o que a lei manda”, afirmou o prefeito.

Fotos: Luana Melo/Sul In Foco

“Em outubro, nós colocamos a casa em dia. Fizemos o pagamento da metade do 13° em julho e no dia 22 de dezembro já pagamos a outra parte. Dia 28, fizemos a folha de pagamento de dezembro, pagamos todos os fornecedores e tem alguma coisa em caixa ainda”, complementou.

Saúde e educação como prioridades

Para Comin, os investimentos na área da saúde e educação estão proporcionando mais qualidade de vida aos moradores de Treviso. Uma das principais ações em 2017 foram as contratações de novos profissionais como um dentista e um fisioterapeuta. “Nós tínhamos vários problemas na parte odontológica. Fizemos uma ação com o OdontoSesc e mais de 1500 pessoas foram atendidas”, complementa.

Fotos: Luana Melo/Sul In Foco

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que promove a formação continuada dos professores, e uma parceria entre a prefeitura e a Satc para a realização do curso técnico em mineração, foram alguns dos destaques para o prefeito na área da educação.
“Nós temos aqui a mineração, onde 70% da nossa receita vem da extração do carvão. Muita mão de obra vem de outras cidades, mas nós temos a nossa, que precisávamos qualificar. Conseguimos trazer o curso de eletromecânica da Satc. Um trabalho do saudoso Novelli que nos ajudou muito e no próximo ano vamos formar 22 técnicos em mineração”, conta Comin.

Obras de pavimentação

Oito ruas e o acesso ao Mirante do Morro São Pedro em Treviso foram alguns dos destaques na área infraestrutura para Comin. “Já entregamos a ordem de serviço para a empresa iniciar a pavimentação. Além disso, temos o projeto da nossa Praça que inicia em 2018 com recursos do Fundam. Pretendemos deixar a praça pronta e uma rua coberta”, explicou.

Metas para 2018

Investir na área de Turismo é umas das metas da Administração Municipal para 2018. “Nós temos que projetar um município para o futuro. Nós sabemos que o carvão é uma safra só. Nós temos belezas exuberantes. Então queremos trazer investidores”, afirma Comin.
Outras propostas é a construção de uma usina de asfalto, a construção da Praça Central e a construção de um pátio de máquinas.

Acompanhe a seguir, a entrevista na integra sobre o assunto

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.