O município de Cocal do Sul, conforme dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, é uma das cidades da Região Carbonífera (Amrec), que fechou 2017 com um balanço positivo na geração de emprego. O município esta entre os quatro que mais contrataram. No geral, a região gerou 2.111 empregos de janeiro a novembro de 2017. Desses, 720 foram gerados em Criciúma, 540 em Içara, 437 em Nova Veneza e 180 em Cocal do Sul.
“Estamos felizes em poder fechar o último ano com um balanço positivo na questão do emprego do município. Isso é o reflexo de que estamos a cada dia superando a crise e as dificuldades por ela geradas em nível de Brasil. Esse desempenho é fruto do trabalho de incentivo do poder público para que novas empresas venham para Cocal do Sul por meio das nossas áreas industriais e, ainda, permitimos que as já existentes ampliassem seus negócios nos últimos anos criando novas projeções e gerando emprego. Na área Industrial II, no ano passado, cinco empresas expandiram e uma nova entrou em operação. Um dos nossos principais focos enquanto gestão pública é atuar no desenvolvimento econômico do município. Para este ano nossa expectativa é grande, pois estamos liberando a sessão de terrenos para a implantação e transferência de novas indústrias para o novo terreno adquirido pelo Governo Municipal onde se concentrará a Área Industrial III. Com certeza atingiremos um número ainda maior de oportunidades”, declara o secretário de Administração, Finanças e desenvolvimento Econômico, Clédio Fachin.
Os setores da indústria de transformação e serviços foram os que mais empregaram, com 1.132 e 811 novos postos de trabalho na região, respectivamente. Já a construção civil, extração mineral e agropecuária continuam desempregando na Amrec. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Colaboração: Maria Luiza Da Rolt/Assessoria do Governo Municipal de Cocal do Sul