Com a chegada dos novos policiais militares na semana passada, a cidade de Araranguá passou a contar novamente com a Rocam – rondas ostensivas com apoio de motocicletas. O policiamento consiste no emprego de policiais militares devidamente treinados para o uso eficiente e seguro de motocicletas em ações policiais.
Em Araranguá, a Rocam tem como missão apoiar as viaturas policiais nas atividades de policiamento ostensivo, atender ocorrências, além de participar de operações policiais. Os policiais selecionados para compor a Rocam foram submetidos a longas horas de treinamento de táticas e técnicas policiais, pilotagens de alto risco e moto patrulhamento, estando qualificados para o cumprimento de suas missões.
“Com a Rocam nas ruas novamente, a Polícia Militar ganha em agilidade, devido à maior facilidade de deslocamento das motocicletas em comparação com os automóveis. Em um roubo praticado por motociclistas, por exemplo, é mais fácil alcançar os criminosos utilizando nossas motos do que carros. Além disso, os policiais da Rocam podem transitar em pequenos espaços e adentrar em locais que as viaturas não conseguem. Quando não estiverem em ocorrências e operações, os rocanianos farão rondas na área central e bairros, prevenindo crimes e fiscalizando o trânsito”, explicou o comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar, capitão Diego Schwartz.
Com informações do 19º Batalhão de Polícia Militar