Contrato emergencial vale por seis meses. Trabalhadores da unidade estão em greve desde 9 de dezembro.
O Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde – Ideas assume a gestão do Hospital Regional de Araranguá, nesta sexta-feira (22), anunciou o Governo do Estado. Foi feito contrato emergencial, com validade de seis meses.
Os trabalhadores do Hospital de Araranguá estão em greve desde o dia 9 de dezembro para pedir o pagamento dos salários de novembro. Na unidade, são atendidos somente os pacientes já internados e casos de urgência e emergência. O sindicato que representa os funcionários disse que eles só vão voltar a atender normalmente depois que forem pagos.
No estado, o instituto também tem o controle administrativo dos hospitais Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma, no Sul, Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, de São Francisco do Sul, Norte do estado, Municipal Santo Antônio, de Itapema, no Litoral Norte, e Caridade de Jaguaruna, no Sul.
Até esta sexta, o hospital era gerido pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, que afirmou que não foi notificada oficialmente da mudança de gestão, “apenas por e-mail, comunicando a rescisão contratual unilateral por parte da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina”.
O secretário-executivo de Articulação Nacional, do governo do estado, Acélio Casagrande, disse que na tarde desta sexta haverá audiência na Justiça do Trabalho entre a SPDM, o sindicato dos servidores da saúde da região e a Secretaria Regional em Araranguá sobre os recursos para o pagamento dos trabalhadores. A expectativa é que eles sejam pagos na sexta.
Com informações do site G1 SC