Hoje e nos próximos dois dias os professores estaduais realizam uma paralisação em todo o país, mobilizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte).
A mobilização é, segundo a secretária de organização do Sinte, Tânia Fogaça, em defesa da educação, pela busca da valorização do magistério e do pagamento do piso salarial em todos os Estados. “É uma manifestação pelos direitos dos professores e pela melhoria na educação”, alega.
No dia 24 ocorre, em Tubarão, um seminário voltado para os professores sobre meritocracia, às 14h, no salão paroquial da igreja de Monte Castelo. “É um tema importante, pois o governo agora fala muito sobre implantar a meritocracia e os professores têm que saber as consequências”, afirma Tânia.
No dia 25 ocorre uma Assembleia Estadual em Florianópolis, também para debater temas referentes à categoria. Haverá a disponibilização de ônibus para os professores de Tubarão que queiram estar presentes no evento. “Fizemos toda uma mobilização, visitamos as escolas, convocamos os professores a participar e esperamos que haja uma adesão a este movimento, que antes de tudo defende a educação”, conclui Tânia.
Conforme o Jornal Diário do Sul, a Secretaria Estadual de Educação comunicou que os três dias são considerados letivos, necessários para o cumprimento dos 200 dias e 800 horas, previstos no calendário escolar.
Segundo nota, “a secretaria trabalha visando a garantir a normalidade nas escolas e os diretores devem garantir aos alunos o acesso e a permanência em sala de aula. Os professores que não comparecerem ao trabalho terão suas faltas registradas nos assentos funcionais e descontadas, de acordo com a legislação vigente. Cabe a cada Gerência de Educação o acompanhamento das atividades educacionais nas unidades escolares de sua abrangência”.