Em busca de valores sociais, alunos da EEB Professora Maria da Gloria Silva, de Içara, criam o projeto “Respeito! Eu curto esta Ideia”
Integração familiar, preservação do patrimônio público, saúde, educação ambiental, bullying e cyberbullying, corporeidade e trabalho. Estes são alguns dos subtemas do projeto “Respeito! Eu curto esta Ideia”, desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio Inovador (EMI), da Escola Básica Professora Maria da Glória Silva, do município de Içara. Atualmente a unidade escolar, que pertence a Gerência Regional de Educação (GERED) de Criciúma, funciona com quatro turmas de 1° ano e duas de 2° ano do EMI.
As atividades desenvolvidas envolvem apresentação de teatro e coral, caminhada pela paz, visita de estudo nos laboratórios de biologia e matemática do Instituto Federal de Criciúma, e laboratório de Línguas, da Unesc. A escola também promove eventos de xadrez, vôlei e futsal, além de artesanato com materiais recicláveis. “Os professores realizam as atividades de forma interdisciplinar visando à valorização do aluno”, explica a coordenadora da escola, Ediléia Cristina Felisberto.
O EMI é oferecido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) e oportuniza ao estudante a ampliação do tempo escolar integrando atividades voltadas à cultura, esporte, arte, empreendedorismo e tecnologia. Outro exemplo do resultado apresentado na escola Maria da Glória Silva, são os alunos do 2° ano que participam de curso técnico administrativo, promovido pelo Senac, nas tardes de quartas-feiras e quintas-feiras. “No geral, as unidades escolares apresentam excelentes resultados pedagógicos”, afirma a coordenadora do Ensino Médio Inovador na SED, Sirley Damiani.
Thiago Hockmüller/Imprensa SDR Criciúma