Educação

Professores municipais terão reajuste salarial acima do piso nacional

O reajuste proposto pela prefeitura supera a reivindicação dos professores, que era de 22%.

O prefeito Manoel Bertoncini autorizou e a prefeitura de Tubarão vai reajustar em 23% os salários dos professores municipais e dará mais 3% para os que são regentes de classe. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (20) pelos secretários municipais de Educação, Felipe Felisbino, e de Gestão, Estener Soratto Jr; numa reunião com a presença da presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da Rede Municipal (SINTERMUT), Laura Oppa e outros representantes da categoria.

A recomposição proposta pela prefeitura supera a reivindicação dos professores, que era de 22%.  Com o aumento, o piso do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais passa a ser de R$ 1.460,00. A Regência de Classe passou de 15% para 18% (veja detalhes no link abaixo).

O novo percentual será repassado na folha de abril, mas a prefeitura vai pagar a diferença retroativa a janeiro deste ano.  O pagamento dos valores retroativos será feito em cinco parcelas, a partir do mês de maio.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Felipe Felisbino, cerca de 70% dos municípios catarinenses não estão conseguindo cumprir o que manda a Lei com relação ao salário dos professores, e até o mesmo o Estado tem dificuldades em atender as reivindicações do magistério. "O município de Tubarão  vem cumprindo o piso do magistério desde 2009, e agora fará a recomposição acima da média nacional" reforça o secretário.

O secretário de Gestão,  Estener Soratto da Silva Jr; diz que o objetivo do governo municipal é  melhorar cada vez mais os serviços de Educação na cidade. "Temos consciência de que o professor animado melhora o desempenho em sala de aula, e com certeza quem ganha muito mais com isso, são os alunos" afirma Soratto.

Para o Sintermut, as reuniões estão sendo bastante positivas, já que o governo está sempre de portas abertas para receber os trabalhadores da educação e negociar. "Já evoluímos, foi um crescimento de todos. Hoje temos outra visão e estamos ganhando espaço para debater, algo que anteriormente não tinhamos, isso nos deixa bastante satisfeitos”, ressalta a presidente Laura Oppa.   

Ainda de acordo com a presidente, a expectativa é que a assembleia aprove a proposta do governo. "Vamos convocar uma nova assembleia nos próximos dias para debater o assunto, mas acredito que a proposta vai se concretizar".

Nesta quarta-feira (21), a prefeitura se reunirá com Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tubarão (SintrasPMT), para discutir uma proposta de reajuste salarial a todos os demais servidores municipais. A reunião está agendada para às 13h30, no Paço Municipal.

Secom Prefeitura de Tubarão