Mais do que um feriado, o dia 4 de dezembro é dia santo de guarda. Neste dia, que neste ano cai numa segunda-feira, os católicos de Criciúma veneram, com devoção, aquela que é padroeira do município e que dá nome a uma de suas paróquias cuja festa é uma das mais tradicionais: Santa Bárbara.
“Estamos preparando a festa de Santa Bárbara. Mesmo que não tenhamos mais minas abertas em Criciúma, há mineiros que trabalham nas minas, e recordamos todo o aspecto histórico. A história de Criciúma se deve aos trabalhadores e à mineração. Por isso é importante resgatar”, frisa o pároco, padre Wilson Buss.
Santa Bárbara é invocada por todos aqueles que trabalham com explosivos, pelos bombeiros e por todos os militares, que manuseiam armas e instrumentos perigosos. “Na festa, inclusive, o Exército irá participar, o Corpo de Bombeiros e também a Polícia Militar, que farão a proclamação das leituras”, acrescenta padre Wilson.
A festa deste ano tem por tema “Esperança em Cristo Jesus”. “Colocamos este tema porque queremos, realmente, que a vida e a fé possam ser marcadas em Cristo Jesus. Santa Bárbara é venerada porque fez a sua opção por Jesus Cristo. Por isso trabalhamos em todas as novenas a esperança em Cristo Jesus como um dado forte da fé. Ela foi martirizada porque descobriu a fé em Jesus e aceitou vivê-la. Seu próprio pai e o grupo que comandava na época se opuseram e a prenderam em uma torre para que não vivesse esta fé e porque o pai havia escolhido com quem ela deveria se casar. Mas ela não aceitou e nem renegar sua fé, por isso o próprio pai a assassinou. Logo depois, veio uma tormenta e o raio fulminou o pai. É por isso que é invocada contras as trovoadas e raios”, explica o padre.
Neste ano, a festa, cuja novena iniciou no dia 24 de novembro, contará com uma procissão com a imagem de Santa Bárbara no domingo (3), que partirá às 18h30min em frente ao Hospital Santa Catarina e será abrilhantada pela Banda Amor à Pátria, de Jaguaruna. Entre outras celebrações religiosas e atividades recreativas, a festa contará com a presença do bispo diocesano, Dom Jacinto Flach, que presidirá missa na segunda (4), às 10 horas.
Confira a programação:
01/12 (Sexta-Feira)
19h30min: Missa com Bênção das Famílias (Catequese, Grupos de Famílias e Grupo Pastoreio).
02/12 (Sábado)
19h: Missa (Juventude).
Após a Missa, jantar com música ao vivo.
03/12 (Domingo)
18h30min: Procissão (caminhada) com a imagem de Santa Bárbara, saindo em frente ao Hospital Santa Catarina (Operária Nova), com badalar do sino e acompanhamento da Banda Amor à Pátria (Jaguaruna).
19h30min: Acolhida da imagem de Santa Bárbara e Missa.
Após a Missa, serviços na Praça de Alimentação e apresentações culturais.
04/12 (Segunda-Feira, Dia da Padroeira)
06h: Alvorada festiva.
08h: Missa.
10h: Missa festiva presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.
11h30min: Apresentação da Banda do 28º GAC.
12h: Almoço.
15h: Missa da gratidão e anúncio dos novos festeiros.
Após a Missa, serviço de café e sorteio da Ação entre Amigos.
Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma