Curso atingiu 47 participantes divididas em quatro turmas. Mais vagas do projeto “Mulheres Artesãs serão oferecidas no próximo ano.
“Falar de artesanato, é falar mais de pessoas do que de objetos, pois o produto resultante do trabalho manual é um produto com alma, onde estão presentes o saber, a criatividade e a habilidade de cada artesão”, foi com essa frase do escritor mexicano Otávio Paz, proferida pela Artesã Elis Regina Dias Sangaletti, que 47 mulheres receberam seus certificados de conclusão do curso de artesanato oferecido gratuitamente pela Cooperativa Energética Cocal – Coopercocal. O evento aconteceu na noite desta terça-feira (28) na sede administrativa da cooperativa, com a presença do presidente Altair Lorival de Melo, integrantes da diretoria e organizadoras do projeto: a psicóloga Jéssica Melo Lima e Rita de Cássia Mendes Melo, esposa do presidente.
Implantado em julho deste ano o projeto “Mulheres Artesãs” visa oferecer uma oportunidade de renda extra e valorização a mulheres de famílias dos associados e consumidores, bem como estimular uma conscientização ambiental por meio do reaproveitamento de resíduos têxteis e materiais recicláveis. No curso, as alunas foram instruídas a confeccionarem peças decorativas e utilitárias usando tecidos, potes, CDs, vidros, flores artificiais. A maioria dos materiais foram doados por indústrias têxteis da região e pela comunidade a fim de utilizar na reciclagem.
Para a artesã Elis Regina, instrutora do curso, o produto feito a mão exclui a possibilidade de cópia “Mesmo que os moldes e a técnica sejam as mesmas, é impossível reproduzir as mãos de quem o fez, então cada peça criada foi exclusivamente mérito de cada participante”, orgulha-se.
No evento, o presidente destacou o objetivo do projeto “Foram cinco meses de aprendizado, no desenvolvimento e criação de artesanatos, estimulando o desenvolvimento sustentável através da reciclagem e propiciando novas perspectivas de desenvolvimento pessoal e social de cada participante. Parabéns a todas vocês mulheres artesãs que com esforço e dedicação se empenharam a fazer o melhor”, parabenizou.
Cada aluna produziu duas peças de cada modelo, sendo que uma das peças ficou para a Coopercocal a fim de realizar exposições e doações a entidades filantrópicas. Mais vagas do projeto “Mulheres Artesãs serão oferecidas no próximo ano.
Veja mais fotos
,[soliloquy id="250688"]
Colaboração: Danylla Zanette – Comunicação e Marketing Coopercocal