A Segurança Pública de Santa Catarina passa contar com um reforço de mais 195 novos profissionais. São 138 agentes de Polícia Civil e 57 delegados. O governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, participaram da cerimônia de formatura no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, nessa segunda-feira (27).
Os profissionais irão atuar nas 30 delegacias regionais e nas diretorias de polícia. Em 15 dias, devem começam a trabalhar em suas lotações, já para início da Operação Veraneio. As cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó receberão um contingente maior em função da criminalidade nestes municípios.
“Estamos ampliando a nossa estrutura, efetivos, tecnologia e equipamentos de investigação para que possamos aumentar cada vez mais a eficiência e os nossos resultados. Nos próximos dias, também serão incorporados mais quase mil novos policiais militares. Todo este trabalho será continuado por alguns anos, para que possamos enfrentar com mais rigor e força a questão da falta de segurança, que é uma ameaça a todos nós e se agrava a cada dia no Brasil inteiro”, disse o governador.
O vice Eduardo Pinho Moreira salientou que Santa Catarina apresenta indicadores satisfatórios, mas ainda precisa melhorar na área da segurança. “Melhoria é o que buscamos todos os dias. Esse aporte de novos agentes e delegados dará mais força para repressão e vai auxiliar na diminuição da criminalidade em Santa Catarina”, explicou.
Desde 2011, foram efetivados pelo Governo do Estado 1.336 policiais civis. Com os 195 policiais que se formaram nesta segunda, a Polícia civil passa a contar com 3.282 policiais civis efetivos distribuídos nos cargos de delegados (442), agentes (2.248), escrivães (519) e psicólogos policiais (73).
O secretário de Segurança Pública destacou que a luta cotidiana do enfrentamento ao crime e à violência deve se dar em todas as frentes de ataques possíveis, de forma integrada entre instituições, pessoas, tecnologia e inteligência. “Hoje é um dia muito importante. Os novos profissionais vêm para somar esforços, para fortalecer e engrandecer a instituição. Eles vão fazer a diferença em resultados e em serviços de excelência à população catarinense”, disse Grubba.
Formação
Por cinco meses, os alunos passaram por treinamentos com aulas teóricas e práticas, distribuídas em 55 disciplinas, na Academia da Polícia Civil – Acadepol, em Florianópolis. Entre as disciplinas, estão aulas específicas do cargo, como Investigação Criminal, Sobrevivência Policial, Tecnologias da Informação Policial, Direitos Humanos e Ética e Cidadania. O curso também contemplou aulas de tiro e técnicas operacionais. Os novos profissionais ainda concluíram 160 horas de estágios em delegacias da Capital e cidades do interior.
“São 195 novos profissionais que estão ingressando na Polícia Civil e que possuem toda a especialização possível. São verdadeiros especialistas em investigação, que irão contribuir muito com a segurança pública”, disse o diretor da Acadepol, delegado Laurito Akira Sato.
O delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, lembrou que os novos profissionais passaram por um processo seletivo rigoroso. “Eles concluíram com méritos todas as etapas. Peço que utilizem suas habilidades e os ensinamentos recebidos, sempre pensando no bem estar da sociedade. Sirvam a população com amor e carinho. Prestem um atendimento de qualidade e com prontidão”, solicitou.
Um dos delegados que acaba de se formar já tem em mente o dever e o caminho a ser traçado dentro da instituição. “Acredito que cada um de nós que se forma hoje saberá honrar e valorizar a Polícia Civil e proteger a sociedade catarinense”, afirmou Leonardo Ribeiro Zanbeli.
>>> Confira mais imagens na galeria de fotos
Distribuição:
Grande Florianópolis
23 agentes
10 delegados
Região de Joinville
14 agentes
6 delegados
Região de Blumenau
14 agentes
4 delegados
Região de Itajaí
9 agentes
3 delegados
Região de Tubarão
1 delegado
Região de Criciúma
6 agentes
1 delegado
Região de Rio do Sul
6 agentes
Região de Lages
2 agentes
2 delegados
Região de Mafra
1 agente
1 delegado
Região de Caçador
4 agentes
1 delegado
Região de Joaçaba
1 agente
Região de Chapecó
12 agentes
2 delegados
Região de São Miguel do Oeste
6 agentes
1 delegado
Região de Concórdia
1 agente
Região de Jaraguá do Sul
2 agentes
2 delegados
Região de Xanxerê
4 agentes
2 delegados
Brusque
6 agentes
2 delegados
Região de Laguna
4 agentes
3 delegados
Região de Araranguá
5 agentes
1 delegado
Região de Ituporanga
1 delegado
São Bento do Sul
1 delegado
Canoinhas
1 agente
Porto União
1 agente
Curitibanos
1 delegado
Videira
2 agentes
1 delegado
Campos Novos
3 agentes
1 delegado
São Joaquim
2 agentes
1 delegado
São Lourenço do Oeste
2 delegados
Balneário Camboriú
9 agentes
3 delegados
Corregedoria da Capital
3 delegados
Corregedoria Sul
1 delegado
Colaboração: Comunicação Secretaria de Estado da Segurança Pública