Lauro Müller dá importantes passos rumo ao fortalecimento do turismo. O município irá sediar a 10ª reunião ordinária da região turística Encantos do Sul, sexta-feira (24). O encontro irá reunir representantes dos Governos Municipais das 32 cidades abrangidas e será realizado no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, a partir das 8h30min.
As reuniões da região turística são itinerantes e passarão por todos os municípios para que se tenha conhecimento das potencialidades de cada uma das cidades que integram a Encantos do Sul. O objetivo é fortalecer a união com o intuito de promover um turismo integrado, regionalizado, e não apenas municipalizado.
Conforme a gestora executiva da Encantos do Sul, Marta Régis Fogaça, entre os assuntos debatidos, estão as atividades que serão executadas no próximo ano. “Como estamos no fim de 2018, já pensamos no plano de ação voltado ao turismo para 2018. O intuito é elencar melhorias nos municípios visando atrair e atender cada vez melhor os turistas. Por isso, a reunião é muito importante. Nós precisamos elencar pleitos e prioridades da região para, dessa forma, reivindicá-los junto ao Governo Estadual e Federal”, explicou.
“Entre as ações que estamos trabalhando, está a ideia de fazer com que a região se torne profissionalmente, poderíamos assim dizer, uma atração para cenários de filmes, propagandas, documentários. Então estamos nos preparamos para atender este tipo de demanda. Também temos como projeto a ligação do litoral e a serra, de Laguna a Lages, em uma estrada turística, passando por Lauro Müller e, claro, a Serra do Rio do Rastro”, acrescentou Marta.
Ela destaca ainda que muitas são as potencialidades da Encantos do Sul. “É uma região maravilhosa e muito desejável. Temos litoral, baleia franca, golfinhos, a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco, turismo de aventura, turismo rural, agroturismo e a Uva Goethe, além do aeroporto regional de Jaguaruna. É uma imensidão de potencialidade que precisam ser trabalhadas”, destacou ela.
Conforme a gestora de Cultura e Turismo de Lauro Müller, Paloma Ferreira de Oliveira, impulsionar este setor é uma das prioridades da atual gestão. “O município sempre fez parte da região Encantos do Sul, mas não era ativo. Este ano, passamos a participar de todas as reuniões e conseguimos traze-la para cá. Isso é importante, pois acaba movimentando o município e mostrando também que podemos atuar junto ao turismo integrado, passando a participar do roteiro regional. Consequentemente, alavancando este setor, que pode ser melhor explorado em Lauro Müller”.
A reunião é aberta a toda a comunidade.
Atuantes na cadeia produtiva do turismo poderão se cadastrar no Cadastur
À tarde, também no auditório da CDL, entre 13h e 18h, será possível fazer o cadastro no Cadastur. O serviço é gratuito e voltado às pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo.
Entre as atividades englobadas, estão: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo, restaurantes, cafeterias e bares, centros de convenções, parques aquáticos, casas de espetáculo e entre outras.
O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. Ele permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.
“O envolvimento de todos os envolvidos é muito importante para a fortificação e desenvolvimento do turismo em nosso município e região”, enalteceu Paloma. Para consultar os documentos necessários, o prestador de serviço deve acessar o link Como se Cadastrar no site www.cadastur.turismo.gov.br.
Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller