Reflexão

Comunidade do Farol de Santa Marta em comemoração

Foto: Divulgação

O nome da localidade não poderia ser outro: Santa Marta, na história bíblica, corresponde ao acolhimento e hospitalidade. Região que recebe a cada ano milhares de turistas fascinados pela sua beleza e receptividade. Desde ontem, a comunidade está homenageando sua padroeira Santa Marta, com a tradicional festa na igreja da Prainha.

O Cabo de Santa Marta ganhou esse nome em 1502, quando, segundo o historiador Lucas Boiteux, o comandante André Gonçalves teria chegado à região na época que se festeja Santa Marta, conforme o calendário romano. No alto do morro, há décadas, foi construída uma pequena capela para Santa Marta para proteger moradores da comunidade pesqueira e navegadores.

Considerado um local perigoso para navegação, foi cenário de muitos naufrágios. Em 1891, o Ministério da Marinha finalizou o prédio do farol e sua luminária é capaz de guiar quem está distante 85 quilômetros.

As embarcações aprenderam a observar o feixe vermelho da luz voltado para o Sul, que indica a posição exata da Pedra do Campo Bom, a Laje da Jagua. A traiçoeira formação rochosa havia afundado o navio de Giuseppe Garibaldi, 52 anos antes, durante a Revolução Farroupilha.

Vida de Santa Marta

Santa Marta nasceu em uma pequena aldeia chamada Betânia, em Jerusalém, no ponto mais alto do Horto das Oliveiras. Seus pais eram Teófilo e Eucaria, muito respeitados e queridos no seu povo. Teófilo era governador de toda comarca marítima, mas não era admirado pelas suas riquezas, mas sim pela qualidade de vida. Uma pessoa honrada reta, íntegra e nobre de coração.

Toda vez que Jesus ia a Jerusalém, hospedava-se na casa de Marta, Maria e Lázaro, porque eles ofereciam uma sincera amizade, acolhida e hospitalidade. Entre eles existia uma grande amizade, o que ocasionou uma forte perseguição por serem seguidores de Jesus e de sua doutrina. Sofreram os tormentos e as amarguras da paixão e morte de Jesus, seu mestre. Eles foram desterrados numa pequena embarcação, onde chegaram à França, começando ali sua evangelização. Ela morreu aos 65 anos vítima de uma grande febre.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Chuva de rosas e santa missa abrem a 85ª Festa em Honra a Santa Barbara e Santa Luzia em Lauro Müller

Imagens das santas trazidas por mineiros foram acolhidas na igreja do distrito do Barro Branco sob pétalas de rosas lançadas de helicóptero.

Justiça Federal concede liminar e suspende licenças para implantação de condomínio no Farol de Santa Marta

Além da suspensão, a proprietária não poderá promover qualquer intervenção na área, em Laguna (SC), sob pena de multa diária de R$ 10 mil

Grande queima de fogos marcará novena da Festa em Honra à Santa Bárbara e Santa Luzia

Big Wave tem ondas de até cinco metros no Farol de Santa Marta