Como uma vocação voltada para a excelência e com o olhar para o futuro, à Unisul tem voltado seus esforços também para pesquisa, tecnologia e a inovação.
Neste sábado, dia 25 de novembro, a Unisul completa 53 anos de trajetória, meio século formando pessoas para além do mercado, formando para a vida. Por ser uma universidade com vocação comunitária, sua atuação ultrapassa o ensino com seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, e extensão; atuando também em seu entorno como os atendimentos à comunidade. Como uma vocação voltada para a excelência e com o olhar para o futuro, à Unisul tem voltado seus esforços também para pesquisa, para a tecnologia e para a inovação.
A Unisul, desde seu início, sempre sonhou em expandir e com esta visão implantou o colégio Dehon, as unidades de Araranguá, Içara, Braço do Norte, o campus Grande Florianópolis – Pedra Branca e a unidade Florianópolis, e campus Unisul Virtual, com 78 polos de apoio presenciais, espalhados em todas as capitais e pelas principais cidades brasileiras.Para atender a demanda do Ensino, a Unisul hoje oferece um portfólio com 67 cursos de graduação, 46 cursos de pós-graduação, 5 mestrados e 2 doutorados, além de diversos cursos de atualização. E tem orgulho de ter colocado no mercado de trabalho quase 200 mil pessoas.
O reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, ressalta que por sua natureza jurídica, a Unisul não visa lucros, é mantida exclusivamente com recursos privados – mensalidades dos estudantes – e reinveste todos os seus resultados no cumprimento de sua finalidade institucional.
Foi deste sonho almejado por toda a região sul, mas almejado principalmente pela comunidade tubaronense, que a união de forças, e o espirito comunitário, fez nascer uma instituição voltada para as pessoas e para o ambiente que está inserida. Sobre um sonho e um ideal, este foi o pilar que estruturou o projeto de uma universidade. “A Nossa Unisul, anualmente, distribui mais de cinco mil bolsas de estudos e financiamentos. Ação que oportuniza a mudança concreta na vida dos estudantes que nela ingressam, na vida de seus familiares e nas comunidades que residem”, destaca o reitor.
Quando se trata de uma universidade comunitária, não é apenas da inclusão ao ensino que se visa. Ao todo, mais de 100 mil pessoas são atendidas nas diferentes áreas que a Unisul proporciona a inclusão social. “A assistência médico-hospitalar, por exemplo, é uma das referências de qualidade no conjunto de serviços que a Unisul presta às cidades. Grande parte da população de Tubarão é atendida pelas clínicas ou pelas parcerias mantidas pela universidade, além dos hospitais, que contam com corpo médico de professores e estudantes para desenvolverem atividades qualificadas”, frisa o reitor.
Colaboração: Patrícia Laureano – Comunicação Unisul