Evento realizado no Auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski (IMG) reuniu lideranças, entidades, além de representantes do clube de cidades da região
O Lions Clube de Cocal do Sul lembrou seus 30 anos de atividades junto à sociedade em evento na noite da última sexta-feira (17). O auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski (IMG) ficou repleto de lideranças municipais, entre políticos e entidades, além de ex-presidentes, representantes de Lions de Urussanga, Criciúma, Florianópolis, Morro da Fumaça e Lauro Müller. O governador do distrito LD-9, Donato Moro.
Antes mesmo do início oficial das comemorações, a Associação Cultural Eliane recepcionou a todos com o canto coral.
O presidente do Lions Clube de Cocal, Dilcei Goudinho, lembrou os integrantes que passarem pelo clube e destacou as ações realizadas junto a sociedade sul-cocalense. “Nesta comemoração queremos agradecer aos ex-presidentes, domadoras e demais integrantes pela importante contribuição. São pessoas que prestaram, relevantes serviços e orgulhavam-se de ser leões, lutando pelo ideal do Lions em servir desinteressadamente. Aqui lembramos os saudosos Valmor Guollo, Mateus Carrer Filho e João Ghislandi”, lembrou.
Nestes 30 anos, duas campanhas chamaram a atenção e mobilizaram grande parte dos voluntários pela causa. Os jovens Felipe Jeremias de Souza e Renam Carvalho necessitaram de ajuda financeira para realizarem o transplante de medula óssea e receberam o apoio através de pedágios realizados pelo Lions. “Quero agradecer a Deus por colocar essas pessoas do Lions em minha vida. Eles batalharam comigo e me ajudaram, com a minha mãe que sempre esteve comigo. Tomara que continuem com este trabalho”, destacou o Filipe.
“Só tenho que agradecer a Cocal e ao Lions. Não é fácil passar por isso e graças a Deus, estou aqui para agradecer o lindo trabalho que foi feito de coração”, comenta emocionado, o jovem Renam, que conseguiu vencer o câncer após o transplante.
Atualmente o Lions Clube mantem suas atividades com recursos financeiros oriundos de eventos e promoções realizados pelo clube e com a participação do Poder Público Municipal. “Feliz da cidade que tem um clube de Lions. Se não fosse o trabalho desenvolvido pela entidade, seria muito mais difícil para que o Poder Público realizasse todo o trabalho nestas áreas”, destacou o prefeito Ademir Magagnin.
Antes da palestra da noite, o governador do Lions, Donato Moro, enfatizou números sobre a entidade de Cocal e apresentou metas para os próximos anos, em todo o mundo. “Somente neste ano leonístico, Cocal do Sul já possui 19 atividades comunitárias desenvolvidas, ou seja, 856 horas leão voltadas para ações comunitárias que impactaram a vida de 17.879 pessoas. Para que isso cresça e se fortaleça, vamos buscar parcerias com demais entidades, que possuem o mesmo sentido do serviço desinteressado e o companheirismo. A partir de 2020, o Lions Internacional tem como meta atender cerca de 200 milhões de pessoas anualmente. Onde houver necessidade, haverá um leão”, finalizou.
Logo após as falas, Jéferson Sotero palestrou a todos os presentes sobre o tema “Nao passes distraído diante da dor”.
Ações que marcam os 30 anos
O Lions Clube se destaca pelas ações e a constante participação junto a sociedade e aos Poderes Públicos. Entre elas, a entidade mantem, em atividade, a fábrica de fraldas geriátricas criada em 2010. Atualmente são produzidos cerca de 180 pacotes de fraldas para 50 pessoas acamadas de diversas comunidades, além de alunos da APAE. Segundo clube, a matéria prima é adquirida com recursos próprios e confeccionadas voluntariamente pelos leões.
No social, os leões mantém o empréstimo de equipamentos ortopédicos e hospitalares como cadeiras de rodas e banho, camas, colchões e muletas para pessoas com deficiência física passageira.
Além disso, os leões se mobilizam para dispor de consultas oftalmológicas a pessoas carentes. No meio ambiente, anualmente são realizados mutirões de limpeza nas margens da SC-108, e ações com doação de mudas de árvores.
Veja mais fotos do evento
[soliloquy id="249175"]