Geral

Bairro da Juventude inaugura Centro Multiuso

Fotos: Luana Mazzuchello

Junto com a pequena placa que tem a impressão de sua mão, Miguel Carvalho, 6 anos, entregou mais que um agradecimento ao governador Raimundo Colombo. Deixou impressa a marca que reforça o trabalho do Bairro da Juventude, a união. Assim como Colombo, aproximadamente 300 pessoas participaram da inauguração do Centro Multiuso Angela Elda Venditti, na manhã desta terça-feira (21). “Isso é a transformação do esforço de todos em prol das crianças”, ponderou o governador.

O Centro Multiuso é um sonho antigo que foi construído nos últimos três anos. A área, com 3.156 m2, receberá as oficinas culturais e esportivas do Bairro da Juventude, além de conter uma quadra polivalente e 13 salas que vão atender as 1,5 mil crianças e adolescentes acolhidas pela instituição.

O investimento foi de R$ 2,2 milhões, sendo R$ 920 mil do Governo do Estado. “Receber essa obra que foi construída pela união de esforços é um momento de alegria. Mostra a credibilidade que o Bairro possui de agregar tantos esforços”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro Franke Hobold.

A cerimônia de inauguração foi acompanhada por lideranças políticas, empresariais e parceiros da instituição. “As relações humanas servem para ajudar, temos que nos cercar de pessoas educadas e preparadas. Isso é o que faz o Bairro da Juventude e essa missão tem que ser incentivada”, afirmou o vice-governador Eduardo Moreira.

Parte do valor investido no Centro Multiuso veio por meio de doações de empresas e pessoas físicas. No evento, os apoiadores receberam placas de agradecimento. O espaço leva o nome da italiana Angela Elda Venditti, benfeitora do Bairro que já faleceu. “A solução do nosso país passa pela qualidade na educação. A simbologia dessa obra é mais importante que a obra em si, porque marca um local de amizades, de prática esportiva e de troca de conhecimentos”, ressaltou o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) César Smielevski.

 Momentos de agradecimento

Assim como Miguel, que entregou sua placa ao governador, as crianças do Bairro fizeram questão de agradecer a todos os envolvidos na obra. Iasmin Clemencia de Lemos tem 11 anos. Há seis está estudando na instituição. Além das aulas regulares, ela frequenta as oficinas de xadrez, capoeira, coral, dança e vôlei no contraturno escolar. Nesta terça, foi de Iasmin o principal agradecimento na cerimônia de inauguração do Centro Multiuso. “Em nome dos alunos do Bairro, muito obrigada”, agradeceu a menina que emocionou os presentes no evento.

O Bairro atende crianças a partir dos quatro meses até 18 anos, quando se formam em um curso profissionalizante e já saem encaminhadas para o mercado de trabalho. Adolescentes como Daiane da Silva Freitas, 17 anos, que descobriu no curso de Eletroeletrônica uma paixão. “Comecei sem saber o que era. Hoje gosto muito. Muitos olham e acham que porque a gente é mulher não consegue, mas sempre damos um jeito”, comentou ela.

Assim com Daiane, outros colegas encontram no Bairro uma opção de profissão futura. Antes da inauguração, os convidados apreciaram o coquetel servido. Pastéis, folhados, cavaquinhos, bolas e bolachas, todos feitos pelos 75 alunos do curso de aprendizagem em Padeiro e Confeiteiro. “Eles fizeram tudo. Hoje, chegamos às 5 horas para assar e deixar tudo pronto”, ressaltou o professor Manoel Monteiro.

[soliloquy id=”249149″]

Colaboração: Marli Vitali / Voluntária da Comunicação Bairro da Juventude

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para os cursos do Bairro da Juventude

Feira estimulará contratação de aprendizes na indústria

Iniciativa será nesta terça-feira com a participação do Senai e mais nove instituições.

Livro de professora e egressa da Unesc traz exemplos de empreendedorismo social

Obra será lançada nesta quarta-feira (23) no Bairro da Juventude. Instituição foi objeto de estudo de um projeto de mestrado.

A União Faz a Vida promove segunda Mostra de Projetos

Estudantes apresentarão conhecimentos construídos a partir de práticas que possibilitam a autonomia e cooperação.