Cópia do projeto do Parque Tecnológico será enviada aos diretores da CSN, que se comprometeram em avaliar a proposta, apresentada durante reunião com o prefeito.
O Parque Tecnológico de Capivari de Baixo – Parqtec, apresentado oficialmente no ano passado, continua entre as prioridades do município. Para dar continuidade ao projeto, que busca o desenvolvimento com foco na tecnologia e inovação, o prefeito Nivaldo de Sousa viajou a São Paulo, onde participou de uma reunião com a diretoria de Patrimônio da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.
A avaliação do prefeito foi bastante positiva sobre a receptividade da empresa às propostas apresentadas. “Eles receberam muito bem a apresentação do Parqtec e perceberam que, sendo parceiros, a empresa terá muito mais a ganhar do que se for vender a área do antigo lavador do jeito que ela se encontra hoje, sem nenhuma infraestrutura e com passivo ambiental a ser recuperado”, relata.
A presença da coordenadora de projetos da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras – Certi, Maria Goretti Hoffmann, segundo o prefeito, qualificou a apresentação do projeto e a argumentação técnica sobre a viabilidade da implantação. “Sem dúvida, a Maria Goretti não deixou nenhuma pergunta deles (diretores) sem resposta, pois ela mesma coordenou os trabalhos de elaboração do projeto”, ressalta.
A pedido dos próprios diretores da CSN, a Fundação Certi enviará até hoje uma cópia digital do projeto do parque tecnológico. “Estamos tentando ter um tipo de relação com a CSN que ninguém vinha buscando nos últimos tempos. Um projeto como este não poderia ficar na gaveta sem que buscássemos mostrá-lo a quem pode nos ajudar a implantá-lo”, destaca o prefeito.
Os diretores asseguraram que, tão logo a diretoria tenha discutido sobre o Parqtec, buscarão marcar novo encontro com o prefeito de Capivari de Baixo.
Propostas em outras áreas
Além de protocolar a entrega de uma cópia do projeto do Parqtec, o prefeito também apresentou uma proposta oficial de compra de alguns terrenos da CSN no perímetro urbano do município. A prefeitura tem interesse na compra destes lotes para uso público. O assunto também será discutido pela diretoria, para depois fazer o seu pronunciamento.
Com informações do Portal Notisul