Com o pensamento no futuro, foi assim que se encerrou a II Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica da Satc. A última noite de atividades contou com a presença de representantes de duas empresas que estão investindo na tecnologia de “carros elétricos”. A Itaipú Binacional (PR) e a Mobilis (SC), mostraram para os acadêmicos seus projetos inovadores e explicaram o processo de pesquisa e desenvolvimento que é realizado nas empresas.
“Viemos mostrar a história do projeto, que já tem pouco mais de 10 anos. Mostrar os aspectos econômicos e ambientais que fazem do projeto “carro elétrico” de suma importância para a eficiência energética. Então mostramos o que fizemos ao longo dos anos com o projeto e como isso pode contribuir para a tecnologia”, explica o eng. eletricista, coord. de P&D do programa “Veículo Elétrico” e da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipú Binacional, Márcio Massakiti Kubo.
Diferente do projeto da Itaipú, que fico apenas no P&D, o projeto da Mobilis, já está partindo para a produção. Um modelo do “Li”, o carro elétrico da empresa, esteve em exposto durante a apresentação. “O objetivo da palestra é apresentar a empresa com uma abordagem voltada para a realidade desse público, como a empresa se formou e quais fatores levaram ao sucesso, dicas que sirvam para quem está saindo da graduação. Com o carro, estamos começando a produzir agora. A parte comercial está em processo de maturação e assim que o mercado ficar mais aquecido no exterior as montadoras vão querer trazer para o país também”, afirma o eng. mecânico e sócio da Mobilis, Mahatma Marostica.
A Mobilis, empresa com sede em Florianópolis, e se desenvolveu para traduzir as necessidades de mobilidade das pessoas e projetar veículos elétricos viáveis para uso no Brasil, com visão e padrões globais. A bateria de íons de lítio, que inspirou o nome do veículo, traz um diferencial competitivo para o Li. Se comparado aos produtos disponíveis no Brasil, como carros de golfe convencionais, importados da China ou EUA, por exemplo, que tem bateria com vida útil de três anos, o veículo da Mobilis permite uma duração de mais de 10 anos por conta da tecnologia avançada.
Semana Acadêmica supera expectativas
A segunda Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica teve início na segunda-feira (6) e contou com atrações voltadas para a tecnologia e o empreendedorismo. Entre as novidades esteve a apresentação de projetos interdisciplinares feitos por alunos, competição de robô-sumo e a exposição dos carros elétricos.
“A semana foi muito boa, tivemos uma grande participação dos alunos, nas palestras, nas atividades e fizemos um encerramento cujo foco é a mobilidade elétrica. Esse é uma diferencial para o acadêmico, que vai estar preparado para quando o mercado de carros elétricos estiver mais aquecido. É uma iniciativa inovadora para a região”. conta o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, André Abelardo Tavares
Junto do carro da Mobilis, esteve exposto o protótipo de carro elétrico que está sendo desenvolvido pela Satc, o projeto “Inowattis”. “A Satc está acompanhando o que está acontecendo a nível de mundo na mobilidade elétrica e num horizonte próximo isso servirá muito para esses futuros engenheiros, até para despertar um caráter mais empreendedor nesse sentido. Com esses projetos sendo apresentados eles tem a noção da opção da tecnologia de ponta que a Satc está seguindo”, ressalta o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
Colaboração: Lucas Jorge/ Comunicação Siecesc
[soliloquy id=”247831″]