Sugestão foi apresentada durante sessão da Câmara desta segunda-feira (15)
Uma das proposições discutidas na Reunião Ordinária desta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores de Lauro Müller sugere ao prefeito municipal que implante no município a Coleta Seletiva de Lixo.
De acordo com o autor da Indicação, José Artur Fernandes (PMDB) o lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume vem aumentando nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes. E isso, não é diferente em Lauro Müller.
“As cidades vêm crescendo, reduzindo o tempo disponível dos cidadãos e os produtos industrializados passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Com isso, são geradas quantidades imensas de embalagens, sacos plásticos, caixas, isopor, sacolas, latas, garrafas e muitos outros materiais que demoram muito para se decompor, claro isso quando conseguem”, argumenta o vereador, acrescentando que segundo estatísticas de organizações especializadas em meio ambiente, cada brasileiro gera em média, 1/2 kg de lixo por dia, volume esse que, dependendo da região e do poder aquisitivo pode chegar a 1 kg.
Para Zé Artur, a exemplo do que já ocorre em outras cidades da região, a implantação da Coleta Seletiva é uma das soluções para reduzir o problema do lixo em Lauro Müller.
“Além, de reduzir a poluição e o risco de problemas de saúde pela contaminação do ar, do solo e da água, a Coleta Seletiva reduz o volume de materiais destinados aos aterros sanitários ou lixões e proporciona economia de recursos naturais como petróleo, madeira, alumínio, ferro, aço, água e energia. Isso, sem contar que a Coleta Seletiva também é uma opção de renda, pela comercialização do material recolhido”, conclui.
Confira as demais proposições discutidas na sessão desta segunda-feira:
Indicação nº 62/2013 do Vereador Helder Velho, para padronizar com a confecção de uniformes todos os motoristas da Prefeitura Municipal de Lauro Müller. Justificativa: Com o intuito de ajudar o Executivo Municipal a organizar o Município, sugerimos esta medida por entendermos que a padronização dos uniformes fará com que os funcionários se identifiquem perante os munícipes e visitantes, aumentando sua autoestima e melhorando com esta iniciativa o seu ambiente de trabalho.
Indicação nº 63/2013 do Vereador Helder Velho, para construção de uma proteção às margens do Rio Tubarão, no trecho entre a verdureira e a oficina Cechetto.
Indicação nº 65/2013 do Vereador José Antonio De Bettio, para construção de uma lombada no Conjunto Habitacional da COHAB de Quilômetro Um, defronte a residência da Senhora Maria Aparecida Bernardo.
Indicação nº 66/2013 do Vereador Valmir Cesconetto, para que o Poder Executivo adquira para a Secretaria Municipal de Assistência Social, um veículo coletivo de médio porte para o transporte de idosos que não possuem condições de se dirigirem até o local dos encontros e eventos promovidos por esta Secretaria. Justificativa: Muitos idosos estão deixando de participar dos encontros e reuniões promovidos pela Sec. de Assistência Social por não poderem mais dirigir devido a idade avançada ou porque estão sós em casa ,não tem mais filhos para levá-los aos locais e mesmo os mais carentes que não possuem automóvel para o deslocamento.
Requerimento nº 29/2013 de todos os vereadores para envio de ofício ao Excelentíssimo Senhor César Augusto Grubba, Secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, solicitando a instalação de uma “BASE COMUNITÁRIA” da Polícia Militar no Distrito de Guatá. Justificativa: Os moradores do Distrito de Guatá, município de Lauro Müller estão apavorados com o que vem acontecendo nos últimos tempos naquela comunidade: aumento absurdo do comércio e consumo de drogas, furtos e roubos a residências e ao comércio, sem mencionar, que o distrito está se tornando um antro de drogados que ficam vagando pela praça e ruas de dia e a noite, perambulando pelo distrito, talvez até passando informações e horários aos ladrões e traficantes, de trabalhadores que chegam em casa, depois de um dia duro de trabalho e seguem uma rotina, facilitando, para que crimes ocorram.
Sabemos que o distrito de Guatá e adjacências, são bairros familiares, vê-se pela quantidade de pessoas de bem, desde crianças até os idosos que circulam pelas ruas e na praça. Que defesa estas pessoas tem contra estes criminosos? Apenas a polícia que está pouco presente no distrito, pois o Destacamento da PM fica localizado no bairro Arizona, cerca de 6 km do Guatá.
O distrito, com uma população de aproximadamente quatro mil habitantes, fica localizado no sopé da Serra do Rio do Rastro e é cortado pela Rodovia SC-390, principal corredor entre o Planalto Serrano e o Litoral Sul catarinense.
Recentemente, no dia 28 de março de 2013, a Polícia Militar Rodoviária Estadual de Painel, realizou a apreensão de 21 kg de maconha, que segundo informações apuradas pela própria polícia, o destino da droga seria o distrito de Guatá, em Lauro Müller.
Há mais de 16 anos as lideranças políticas e a população daquele distrito lutam para ter mais próximo o trabalho da Polícia Militar para garantir mais segurança à comunidade. Inclusive um prédio de propriedade da Prefeitura Municipal foi reformado pelo ex-prefeito e havia sido colocado a disposição da Polícia Militar para a instalação da base, porém mesmo com o anúncio pelo Comandante da Polícia Militar, Guarnição Especial de Içara, a quem Lauro Müller está subordinado, Tenente Coronel Cosme Manique Barreto, em 8 de fevereiro de 2012, que a base seria instalada, o fato não se concretizou.
Algo deve ser feito para intimidar estes bandidos, o que não pode, é a população deste distrito ficar a mercê deles que estão à solta, apavorando cidadãos de bem, que pagam os seus impostos em dia.
Temos que combater este tipo de violência que vem ocorrendo com frequência, por isto, solicitamos que Vossa Excelência estude com carinho e atenda o nosso pleito.
Requerimento nº 30/2013 dos Vereadores Manoel Jades Izidorio, Helder Velho, José Artur Fernandes e Manoel Leandro Filho, para envio de ofício ao senhor Marcos Pappim, Presidente do Conselho Deliberativo do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), solicitar que informe a esta Egrégia Casa: qual a carga horária e o salário do senhor Eliandro Bett Giongo, Gerente Executivo do Cedejor. Justificativa: Sabedores do belíssimo trabalho de formação que o Cedejor vem construindo com os nossos Jovens Agricultores em nosso Município e Região, e, preocupados com a continuação deste trabalho, solicitamos tal pedido. O senhor Eliandro Bett Giongo vem desenvolvendo um trabalho profissional e competente frente ao Cedejor e para tanto sabemos que isso requer uma carga horária extensa para o bom trabalho da instituição. E como atualmente ele ocupa concomitante o cargo de Secretário Municipal de Agricultura em nosso Município, gostaríamos de saber se esta decisão não afetará futuramente o bom funcionamento deste Centro de Formação.
Requerimento nº 31/2013 do Vereador José Antonio De Bettio, para envio de ofício ao Senhor Desembargador Claudio Barreto Dutra, Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, solicitando a criação e instalação de um Cartório de Registro de Imóveis, no Município de Lauro Müller. Justificativa: Levamos ao conhecimento de Vossa Excelência que no ano de 2009, o mesmo pedido foi encaminhado ao Senhor Desembargador José Gaspar Rubick, que na época informou que para atender o pleito era preciso antes haver Concurso Público.
Sabedores que tal concurso já ocorreu e que para o município de Lauro Müller há uma vaga, novamente pleiteamos a instalação do referido cartório.
Requerimento nº 32/2013 dos Vereadores Ronaldo da Silva e Soraya Curcio Librelato, para envio de ofício ao Deputado Estadual Valmir Francisco Comin e ao Diretor Executivo do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina SIECESC Sr. Ruy Hülse, convidando-os para comparecerem a esta câmara de vereadores para falarem da “nova fase boa” do carvão no Sul de Santa Catarina.
Moção nº 1/2013 do Vereador Manoel Jades Izidorio, de congratulações ao jovem atleta Gabriel Anastácio de Oliveira e sua família, pelo excelente desempenho que vêm apresentando nas categorias de base do Criciúma Futebol Clube.
O garoto, natural de Bom Jardim da Serra, começou a treinar com cinco anos de idade na antiga escolinha do Grêmio, em Lauro Müller. Em 2011, com a implantação, no município, do projeto Tigrinhos Aqui Começa um Sonho, Gabriel se manteve com o grupo de crianças e participou do núcleo lauromüllense até 2012, quando foi convidado a integrar as categorias de base do Criciúma, onde está até hoje e vem se destacando a cada treino e a cada partida.
Gabriel treina todas as semanas em Criciúma tendo seus pais Volney e Zeli Oliveira como seus maiores apoiadores e incentivadores. Eles apostam na carreira do filho e tem orgulho de Gabriel que a cada dia aperfeiçoa mais seu futebol.
Apesar de ser de Bom Jardim da Serra, Gabriel sempre que tem oportunidade divulga o nome de Lauro Müller, que foi onde ele começou seu aprendizado no mundo do futebol.
Pedido de Informações nº 3/2013 do Vereador José Artur Fernandes, ao Executivo Municipal para que seja informado a esta Casa, se a Prefeitura Municipal de Lauro Müller firmou nesse ano de 2013, algum contrato de publicidade dos atos do Executivo Municipal com algum veículo de imprensa, quer seja escrita, falada ou televisionada.
Pedido de Informações nº 4/2013 do Vereador José Artur Fernandes, ao Executivo Municipal para que seja informado a esta Casa, qual a função, horário e local de trabalho, do servidor Jair de Oliveira Bittencourt; e desde quando ele está trabalhando.