Segurança

Policiais de Tubarão homenageiam a primeira delegada do país

Foto: Divulgação

Após um minuto de silêncio e o trânsito paralisado, policiais do Complexo de Delegacias de Polícia Civil de Tubarão homenagearam a primeira mulher a assumir o posto de delegada no Brasil. Lucia Maria Stefanovich, 69 anos, morreu na madrugada de ontem e foi sepultada às 18h do mesmo dia.

A delegada, natural de Lauro Müller, estava internada no Hospital de Florianópolis, após um AVC. Apesar de aposentada, Lucia continuava atuando na 2ª Delegacia de Polícia da Capital. A paixão pelo serviço policial começou na faculdade de Direito. Durante os 45 anos na atividade policial, ganhou o respeito e a admiração dos colegas de trabalho.

“Ela foi motivo de orgulho para todos os delegados, em especial para as mulheres. Tem todo nosso respeito”, diz a delegada regional de Tubarão, Vivian Selig. Após o minuto de silêncio, Vivian autorizou que todas as viaturas posicionadas em frente ao complexo tivessem suas sirenes ligadas como forma de homenagem à Lucia.

Lúcia foi a primeira delegada geral do país e única secretária de Segurança Pública de Santa Catarina, entre 1995 e 1998, conforme o governo do Estado. Ela também foi quem criou uma delegacia especializada no atendimento a mulheres, na década de 1980. Luto foi decretado no Estado por um dia.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Ciclista morre após ser atropelado na SC-285, em Araranguá

Mulher encontrada morta em Balneário Arroio do Silva é identificada

Corpo de homem é encontrado parcialmente carbonizado, em Criciúma

Vigário paroquial de Capivari de Baixo, padre Hilário Puziski, morre aos 79 anos