Geral

Inspeção detecta comércio irregular de medicamentos, em Sombrio

Uma drogaria de Sombrio escondia remédios de controle especial e antibióticos em duas mesas com fundo falso. Caso foi flagrado pela Vigilância Sanitária.

Foto: Divulgação/ADR Araranguá

As equipes de Vigilância Sanitária estadual e municipal realizaram uma inspeção em uma drogaria de Sombrio, onde estavam escondidos medicamentos de controle especial e antibióticos fora do estoque inventariado no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC. As irregularidades acarretam em infração sanitária e abertura de inquérito policial, além da apreensão dos remédios.

Segundo o farmacêutico fiscal da Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde de Araranguá, Diego Giusti Rodowanski, havia no escritório da drogaria duas mesas com fundo falso, que eram utilizadas para o armazenamento destes medicamentos, que ficavam disponíveis para a venda sem receita médica. “Cabe salientar que os medicamentos sujeitos de controle especial podem causar dependência e transtornos neurológicos, e muitas vezes são utilizados como drogas abusivas”, explica.

O técnico ressalta ainda que os antibióticos tiveram sua comercialização regulamentada pela Anvisa, que obriga ao estabelecimento reter uma via da receita médica no ato da venda, vedando o comércio indiscriminado destes medicamentos. A regulamentação foi motivada pelo crescimento dos casos de bactérias multirresistentes, que representa um grave problema de saúde pública mundial.

Com informações do Portal DN Sul

Notícias Relacionadas

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Vigilância Sanitária autua agência bancária por não respeitar normas devido à Covid-19

O grande número de pessoas em uma agência bancária de Morro da Fumaça chamou atenção nesta quinta-feira (30)

Projeto de lei prevê multa pesada a proprietários de terrenos baldios em Tubarão

Treviso realiza ação de combate ao Aedes Aegypti

Agentes fizeram pente fino em locais estratégicos e informaram a população sobre maneiras de se evitar a proliferação do mosquito.