Raimundo Colombo está no Hospital Baía Sul, em Florianópolis, desde a noite de sábado (28).
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), continua internado no Hospital Baía Sul, em Florianópolis, nesta segunda-feira (30). De acordo com a assessoria do governo, os médicos Felipe Simão e Janaína Schiavon, que examinaram Colombo nesta manhã, falaram que ele “está ótimo”.
Colombo foi internado na noite de sábado (28) com diverticulite. Por recomendação médica, a agenda do político está suspensa pelos próximos dias.
“O quadro evoluiu bem, a dor aliviou e os sinais da diverticulite regrediram bastante. Ainda existe um pouco de inflamação. Novos exames serão realizados nesta segunda e a alta segue prevista para esta terça-feira (31)”, disse Simão.
De acordo com diretor técnico do Hospital Baía Sul, Rafael Vasconcelos, Colombo é acompanhado por Simão, que é cardiologista de confiança do governador, e a gastroenterologista Janaína Schiavon. Em caso de necessidade, conta com a equipe de clínicos, de cirurgia e infectologia do hospital.
“O governador me ligou de Lages, disse que estava com uma dor abdominal forte, havia sido examinado em Lages, e pediu que a gente o recebesse aqui”, conta Simão.
Diverticulite
“A doença de base dele, que é a doença diverticular dos cólons, é comum em pacientes acima de 60 anos, mas a maioria das pessoas não apresenta essas crises de inflamação”, disse Janaína. O tratamento é feito com hidratação e antibióticos.
A diverticulite é uma inflamação dos divertículos presentes no intestino grosso. O aparecimento da diverticulite está relacionado com a falta de fibras na alimentação. A fibra, quando entra no intestino, não é quebrada nem digerida. Isso permite que ela grude nos radicais livres (responsáveis pelas toxinas e pelo envelhecimento do organismo) e os elimine.
Com informações do site G1 SC