Geral

Acadêmico da Satc desenvolve ventilador a motor de combustão para Corpo de Bombeiros

Foto: Emili Amaral/SATC

O ventilador de motor de combustão é um equipamento que ajuda na hora do combate aos incêndios. O projeto foi criado e desenvolvido pelo acadêmico Cláudio Roberto Miranda e testado pelo Corpo de Bombeiros Militar em Tubarão. Esse foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido no semestre passado no curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc.

Após um semestre de dedicação e trabalho, o projeto foi testado. A ideia inicial do aluno foi desenvolvida na Metalúrgica Souza, de Tubarão, onde Cláudio trabalha. Com o apoio dos bombeiros, o engenheiro mecânico montou o protótipo, fez ajustes e colocou a ideia em prática. O suporte técnico e a parte de cálculos teve o apoio do professor Elvys Isaias Mercado Curi, do curso da Faculdade Satc.
“Precisei seguir critérios definidos pelos bombeiros, para atingir o que eles pediram”, afirmou o engenheiro.

O ventilador de motor de combustão tem a função de gerar uma ventilação capaz de amenizar a fumaça no local do incêndio, abrindo um caminho para o bombeiro passar e realizar o trabalho. O equipamento já existe no Brasil e é usado nas corporações. Como é importado, o custo gira em torno de R$ 22 mil. A proposta de Cláudio tem estimativa de custo de R$ 8 mil.

Veja vídeo

Colaboração: Emili Amaral –  acadêmica de Jornalismo Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas