Para garantir ainda mais um serviço de qualidade a seus consumidores, a Cooperativa Energética Cocal – Coopercocal está implantando um novo sistema no processo de leitura para os consumidores livres e do grupo A. Conhecido como telemetria ou telemedição, o sistema monitora em tempo real os medidores de energia multiprogramáveis, funcionando através de comunicação remota, pela rede 3G de telefonia.
De acordo com o Estéfano Luiz Costa, responsável pelo departamento de medições, os testes serão realizados durante três meses. “Este tempo é essencial para podermos conhecer bem o software e utilizá-lo da melhor forma possível, assim pode ser comprovada a sua eficácia”, explica.
O sistema tem por objetivo facilitar a leitura e economizar com os custos gerados pelo método atual de leitura, além de poder evitar qualquer perda de faturamento por defeitos na medição. Os consumidores também terão a vantagem de poder ter o controle dos dados de seus medidores no qual poderão controlar o seu consumo em tempo real.
O custo inicial será de aproximadamente 60 mil reais e o feedback é esperado ainda para os primeiros anos de uso.