Educação

Conferência Estadual de Educação servirá de base para a definição das políticas educacionais

Na próxima segunda-feira, 15, será lançada em Florianópolis, a II Conferência Estadual de Educação (CONAE/SC) que tem como tema central o Plano Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. O encontro, que reúne professores, estudantes, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, dentre outros segmentos, será no Auditório Antonieta de Barros, da ALESC, das 14 horas às 16h30.




A CONAE tem o objetivo de encaminhar propostas para as políticas educacionais do País, após a discussão comunitária e democrática nos âmbitos escolar, municipal, estadual e nacional. Durante os próximos meses, o Estado e os municípios estarão mobilizados para a realização de suas Conferências.

A coordenadora do Fórum Estadual de Educação e secretária-adjunta da pasta, Elza Moretto, explica que a mobilização social prevista nas diversas etapas vai permitir a discussão em nível local sobre as responsabilidades, compromissos e diretrizes que servirão de referências para definição de políticas educacionais”, afirma.

Segundo a coordenadora do Fórum, que esteve em Brasília nesta semana, está confirmada a presença do coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco Chagas, e do Consultor do Ministério da Educação (MEC), Genuíno Bordignon.

Os temas a serem discutidos:

I.       O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação.

II.      Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos.

III.     Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

IV.     Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.

V.      Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.

VI.     Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

VII.    Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.