O presidente da Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller – Coopermila, Alcimar de Brida, fez uso da tribuna durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira (9). Na oportunidade, ele discorreu sobre as mais de quatro décadas de história, repassou informações sobre a cooperativa e também respondeu aos questionamentos.
A bancada do PMDB, formada pelos vereadores Ema Hofmann Benedet, Hélio Luiz Bunn, Manoel Leandro Filho e Pedro Luiz Machado, não se fez presente na ocasião e não apresentou justificativa prévia. No plenário, a presença de inúmeros sócios e membros da direção da Coopermila, além da população em geral. Segundo De Brida, esta foi a primeira vez que um representante da cooperativa foi convidado para fazer uma explanação na Casa Legislativa.
“Nossa história relatada neste breve pronunciamento nos faz crer que a Coopermila, alicerçada na determinação e empenho de seu quadro social, ajudou e ainda continua a escrever, nas páginas de nosso município, um capítulo de conquistas sociais e apoio ao desenvolvimento”, destacou o presidente.
Segundo ele, o quadro de associados é composto de 1.142 associados, com um número de 1.177 consumidores. “Temos orgulho de apresentar o nosso registro de unidades consumidoras. Do total, 81% do atendido é formado por propriedades e agroindústrias rurais”, ressaltou, acrescentando que todo o trabalho é executado por apenas 11 empregados, que compõem o quadro funcional com central de atendimento durante 24 horas por dia.
“Reconhecemos que o crescimento nos últimos anos tem sido tímido. Porém, sustentável, mantendo-se uniforme mesmo nos momentos em que a economia nacional vive uma instabilidade sem precedentes, associada à crise política que se disseminou no país”, avaliou. “Mesmo assim, sempre foram mantidas as tarifas de fornecimento de energia elétrica aos associados em patamares inferiores às praticadas pela grande concessionária estadual Celesc”, apontou.
Em relação aos serviços assistenciais, desde 2007, foram 7.133 consultas médicas, 5.264 atendimentos odontológicos e 22.234 exames laboratoriais custeados. “Tudo isso sem custo aos associados e seus dependentes”, afirmou. “O cooperativismo praticado na essência de sua doutrina garante à sociedade um tratamento humano e igualitário, constituindo-se em instrumento de progresso e desenvolvimento”, acrescentou.
Ouça a sessão ordinária na íntegra no áudio abaixo:
[soliloquy id="244189"]
EXPEDIENTE
Projeto de Lei Ordinária nº 73/2017, do Executivo:
“Abre crédito suplementar ao orçamento vigente e dá outras providências”.
Projeto de Decreto nº 8/2017, de autoria do vereador José Antonio De Bettio:
“Concede o título de cidadão honorário do município de Lauro Müller ao senhor advogado Dirceu José Braga”.
INDICAÇÕES
Nº 172/2017, do vereador Walmir Fontanella Fabro:
“Providenciar estudos para viabilizar uma área industrial, com toda a infraestrutura necessária como terraplanagem, energia, água e outros, com o objetivo de incentivar os empresários a instalar empresas ou indústrias de fora ou dentro do município, para o desenvolvimento e geração de emprego que tantos necessitamos”.
REQUERIMENTOS
Nº 37/2017, do vereador José Antonio De Bettio:
“Convoca a secretária de Saúde, Carla Zabotti Dias, para participar da Sessão Ordinária do dia 23 de outubro do corrente, a partir das 19h, com o objetivo de explanar sobre a mudança na forma de agendamento de consultas, exames e cirurgias, bem como o novo sistema de informação da saúde”.