Evento que abre a semana do Outubro Rosa inicia às 8 horas desta segunda-feira (02) em frente a Rede Feminina de Combate a Câncer até a Praça Henrique Lage.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Lauro Müller realizam uma caminhada nesta segunda-feira (02) para marcar o início das atividades voltadas ao Outubro Rosa. A intenção é conscientizar as mulheres sobre a importância da realização de exames preventivos e o diagnóstico precoce do câncer. O evento inicia às 8 horas em frente a sede da rede, se concentrando na Praça Henrique Lage, onde serão oferecidos exames e orientações às mulheres.
“Observamos que o índice de casos de casos de câncer de colo de útero e de mama é preocupante na cidade. Realizamos cerca de 70 exames mensais. Acreditamos que as mulheres estão mais conscientes sobre o perigo da doença. Dispomos de uma médica ginecologista na rede municipal para contribuir no diagnóstico e tratamento da doença. É só elas procurarem”, destaca a secretária de saúde, Carla Zabotti.
Na tarde deste domingo (01), integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer preparavam a praça central para receber as mulheres neste primeiro evento do mês de prevenção. “As mulheres devem realizar os exames preventivos. Esses eventos ajudam a lembrá-las da importância de se cuidar da saúde. Neste ano, já diagnosticamos cinco casos de câncer, fora os casos ainda não confirmado e que estão em investigação. Muito preocupante”, lembra a presidente da rede, Alice Leandro.
Mutirões fora do horário
Para as mulheres impossibilitadas de realizarem os exames durante o horário comercial, a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Feminina estenderão o horário de atendimento em dias específicos para atender este público.
No dia 10, as unidades de saúde atenderão até às 20h30min. No dia 18, será a vez da Rede Feminina, oferecendo atendimento até o mesmo horário.
Câncer de mama atinge mulheres cada vez mais jovens
O câncer de mama é o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens.
Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.
Confira a programação do Outubro Rosa