Evento criado em 1998 será retomado neste fim de semana. Troféu de participação leva o nome do ex-diretor da Satc, João Luiz Novelli.
O primeiro Festival de Bandas e Fanfarras de Criciúma ocorreu em 1998 nas dependências da Satc. Anos depois, uma reunião com os maestros envolvidos decidiu levar o evento para o colégio Rogacionista Pio XII. O último festival aconteceu em 2010. Sem a realização durante seis anos, o evento vai voltar a resgatar os talentos da região em 2017.
“Era um desejo meu e do maestro Pedro retomar este belíssimo evento, por isso colocamos no calendário deste ano. A música, o tocar um instrumento, ajuda os alunos na concentração, dedicação, comprometimento, e tudo isso reflete no aprendizado em sala de aula. O festival tem o objetivo de mostrar para comunidade a importância que a música traz, refletindo o bem-estar”, destacou Jucéle Martins Coelho, coordenadora da Escola de Talentos da Satc.
Neste ano, o evento contará com nove bandas: Imaruí, Gravatal, Forquilhinha, 28° GAC, Cedup, Satc, Cruzeiro do Sul, Fanfarra Hercílio Amante e a banda Dehon, de Tubarão. Todas as equipes musicais terão 20 minutos para mostrar o talento. A edição 2017 dá o nome do ex-diretor João Luiz Novelli para os troféus que serão entregues aos participantes. O evento acontecerá no Ginásio II da Satc, neste dia 30, às 14 horas.
Um festival envolve concentração, aprendizagem, dedicação e comprometimento. O objetivo é resgatar o espírito musical do mundo das bandas e fanfarras. “Antigamente a maioria dos colégios de Criciúma e região tinham bandas e com o tempo foram se perdendo, então com esse evento nós estamos tentando cultivar isso novamente. Tentar resgatar novos alunos pelo gosto por banda marciais”, destacou Pedro Apolinário, maestro e professor da Satc.
Colaboração: Emili Amaral – Assessoria Satc