O Serviço Aéreo da Polícia Civil – SAER retomará suas atividades a partir do início da tarde de hoje, garantiu o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. O contrato emergencial de 30 dias foi assinado pelo Governo de Santa Catarina na noite de ontem, dependendo apenas da homologação por parte da empresa proprietária do helicóptero.
“Esse contrato emergencial é para que o serviço continue sendo prestado. Nos próximos dias será lançado definitivamente o edital para que seja definida a empresa que fará o serviço. O SAER não sairá da região”, ressaltou Moreira.
O convênio poderá ser prorrogado por mais 180 dias. Segundo o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil do Estado, Marcos Flavio Ghizoni Junior, o prazo será suficiente para o lançamento de edital e escolha da empresa que fornecerá a aeronave pelos próximos cinco anos.
“Da nossa parte já está tudo assinado. Houve um lapso temporal, mas até o fim da manhã de amanhã (hoje) a empresa deverá se manifestar”, pontuou.
Serviço foi interrompido há nove dias
O SAER está suspenso na região desde o último dia 17. A interrupção das atividades em Criciúma foi exposta no início deste mês. O convênio entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a empresa proprietária da aeronave foi encerrado no último dia 19 e não poderia ser estendido por já ter sido prorrogado por cinco anos.
À época, o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, lançou um vídeo em sua rede social afirmando que o serviço não seria interrompido. A região Sul foi a última de Santa Catarina a contar com a cobertura da unidade policial e que também presta auxílio em atendimentos na área da saúde.
A vinda do SAER foi resultado de uma intensa mobilização de entidades e lideranças empresariais. A iniciativa privada contribuiu com a doação de R$ 250 mil em materiais e serviços para a construção da base.
Com informações de Gabriel Bosa / Clicatribuna