Luz, câmera, ação! Foi com este comando que 190 crianças de Cocal do Sul se comprometeram em dizer não às drogas. Depois de quase seis meses de curso, elas viveram o momento do juramento durante a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd.
A cerimônia fez parte da programação da V Cocalfest e aconteceu na tarde desse sábado (23). Em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto da Polícia Militar atende estudantes do quinto ano do ensino fundamental de seis escolas do município e tem como instrutores os policiais militares Danielski e Benincá.
O encontro contou com a presença do comandante da PM de Cocal, sargento Alexandre Pirotti da Fontoura, prefeito, Ademir Magagnin, presidente da Câmara de Vereadores, Henrique Bittencourt, secretária de Educação, Esporte e Cultura, Ana Paula Cechinel, vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, presidente da Coopercocal, Lourival de Melo, familiares, professores e comunidade.
Diante do público, os alunos firmaram o compromisso de se manterem longe das drogas e da violência. Além da entrega dos certificados, a formatura também contou com o sorteio de brindes, duas bicicletas e fez a entrega da premiação para as redações que foram destaque.
“Estamos muito felizes em poder integrar a maior festa do município, isso nos torna ainda mais próximos da sociedade. Hoje 190 crianças aprenderam a tomar atitudes certas para ficar longe das drogas. Mas apenas isso não basta. Precisamos da ajuda dos familiares para que o caminho certo continue sendo percorrido. O Proerd planta uma semente, cabe aos pais cuidar dela para que cresça sadia”, alertou o sargento Fontoura.
O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, enalteceu o trabalho realizado pela Polícia Militar nas escolas e pediu para que os pais fiquem atentos. “Todas essas crianças tiveram essa importante oportunidade de receber as orientações certas com as pessoas certas sobre o mal das drogas. Peço para que o compromisso dos pais esteja sempre atento e para que Deus proteja as nossas crianças”, afirmou.
O projeto integrou em Cocal do Sul as escolas Demétrio Bettiol, Cristo Rei, José Peruchi, Padre Schuller, Francisca Martins de Oliveira Búrigo e Colégio Cocal. Para a proerdiana, Isabely Freitas, o Proerd foi um grande ensinamento. “Eu irei levá-lo para a minha vida toda. Um momento marcante onde pude contar com a amizade e experiência dos policiais e conhecer a dura realidade das drogas. Não quero esse mal para mim e nem para a minha família. Eu tenho orgulho de ter o certificado do Proerd”, observou.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul
[soliloquy id="242213"]