A autorização para que a Defesa Civil Estadual possa utilizar a área do Farol de Morro dos Conventos, em Araranguá, para a instalação do radar móvel que cobrirá a região Sul de Santa Catarina, foi assinado entre o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, representantes da Marinha do Brasil, em Florianópolis.
O equipamento, adquirido pela Defesa Civil pelo valor de R$ 3,4 milhões, vai apoiar a previsão de curto prazo para chuva e tempestades, cobrindo um raio de 100 km a partir do ponto onde estiver operando. Ele também poderá auxiliar em pesquisas.
Segundo o coordenador Regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, em casos de previsão de eventos meteorológicos mais extremos ou da ocorrência deles, o radar poderá ser deslocado para outras regiões do Estado.
Agora, está sendo aguardada a autorização do processo licitatório realizado pela ADR, que se encontra no grupo gestor do governo, para infraestrutura básica do local que receberá o radar (muro, parte elétrica, base e videomonitoramento).
Com o início da operação do radar móvel em Araranguá, Santa Catarina terá 100% de seu território coberto por estas imagens. O Estado já possui radares fixos em Lontras e em Chapecó.