Geral

IFSC confirma curso de Engenharia Civil no Câmpus Criciúma

IFSC Criciuma

Foto: Divulgação / Comunicação IFSC

O Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC aprovou, nesta segunda-feira (18), a abertura do curso superior de Engenharia Civil do Câmpus Criciúma. A previsão é de que a primeira turma inicie já no primeiro semestre de 2018. Com a nova oferta, o IFSC passa a ser a única instituição pública a oferecer o curso de Engenharia Civil entre Porto Alegre e Florianópolis.

O curso terá ingresso anual, com 40 vagas por turma. Com duração de dez semestres, a carga horária total é de 3920h, incluídas 160h de TCC e 160h de estágio supervisionado. A primeira turma será no período noturno. A seleção será feita pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu, do Ministério da Educação, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

“Temos uma expectativa muito boa em relação à qualidade do curso. O Câmpus Criciúma possui uma estrutura com laboratórios equipados e a previsão de ampliação de novas salas de aula e laboratórios nos próximos anos. Atualmente, são 14 docentes na área, além de outros professores, mestres e doutores, que irão compor o corpo docente. Um dos diferenciais deste curso é o corpo docente com dedicação exclusiva, além de ser um curso totalmente gratuito, com 10% da carga horária voltada para atividades de extensão e uma formação com ênfase em práticas e tecnologia das construções”, explica o professor Cleidson Rosa Alves, um dos responsáveis pela elaboração do Projeto Pedagógico.

A professora Graziela Olivo Fermo, que também atuou na elaboração do PPC, destaca a experiência do corpo docente e a infraestrutura já implantada no Câmpus, que oferece o curso técnico em Edificações. “O curso possui como diferencial um corpo docente composto exclusivamente por mestres e doutores, com experiência prática e didática e no ensino técnico e superior. Outro diferencial é a infraestrutura já implantada e pronta para o uso do acadêmico. Temos os laboratórios de Química, Física, Desenho, Maquetes, Topografia, Sistema Estruturais, Materiais de Construção, Práticas Construtivas, Solos e Elétrica, que irão proporcionar ao aluno a aplicação prática desde o primeiro semestre”, afirma.

Único na região

Principal cidade entre as capitais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Criciúma tem na construção civil um importante setor da economia. O IFSC Câmpus Criciúma passará a ofertar o único curso de Engenharia Civil de uma instituição pública entre a UFRGS, em Porto Alegre, e a UFSC, em Florianópolis.

“Criciúma é uma cidade polo da construção civil e sedia as principais construtoras do Estado. Além de atendermos a uma demanda existente na região, com o curso de Engenharia Civil conseguimos verticalizar a oferta do Câmpus, que já possui o curso técnico em Edificações”, destaca o diretor-geral, Lucas Dominguini.

No Câmpus Criciúma, o IFSC oferta os cursos técnicos em Edificações, Química, Mecatrônica e Eletrotécnica. A Engenharia Civil será o terceiro curso superior: a instituição já conta com as graduações em Licenciatura em Química e em Engenharia Mecatrônica.

A expectativa agora passa pela ampliação da estrutura física do Câmpus. Em outubro, deve ser lançada a licitação para a construção de um novo bloco de sala de aulas. Com o novo bloco, a intenção é ampliar o ingresso em cursos superiores e a oferta de novos cursos. “O espaço físico de que dispomos atualmente no Câmpus Criciúma é suficiente para implantarmos a Engenharia Civil com ingresso anual. O que queremos, com a construção de um novo bloco, é garantir o ingresso semestral na Engenharia Civil e também na Engenharia Mecatrônica”, afirma o diretor do Câmpus Criciúma.

Colaboração: Comunicação IFSC

Notícias Relacionadas

Ciência é 10: IFSC oferece especialização gratuita para professores de Ciências do ensino fundamental

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de outubro.

Painéis solares vão gerar energia no IFSC Criciúma

IFSC e Gered abrem curso de formação para professores da rede estadual em Criciúma

Escolha Unesc: Últimos dias para ingressar na Universidade pelo histórico escolar

Calouros podem ainda ser beneficiados com bolsas ou financiamento.