Os vereadores de Criciúma entregaram na tarde de ontem (8) as mais de 3,2 mil assinaturas que colheram nas duas grandes ações realizadas em prol de uma única bandeira: a saúde. As ações foram realizadas na Praça Nereu Ramos, e nos bairros Próspera e Rio Maina, além de atividades que cada parlamentar fez ainda no final de semana.
“Espero que este evento seja histórico porque o movimento foi realizado no país todo. Somente desta forma é que se vai mudar a saúde do brasileiro. Espero que isso venha solucionar o grande problema que é a falta de recursos, e isso é necessário para que o Governo Federal desperte para o pedido do povo”, comentou o presidente do Legislativo, Itamar da Silva (PSDB). “Pode ser um ato simples, mas se tornará histórico, já que muitas vidas serão salvas”, emendou o presidente.
“Todos os vereadores estão de parabéns pela iniciativa. Essa coleta de assinaturas é uma pressão política ao Governo Federal”, destacou o vereador Ricardo Fabris (PDT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara. A vereadora Tati Teixeira (PSD) lembrou do movimento que existia na Assembleia Legislativa para arrecadar as assinaturas e do engajamento dos edis de Criciúma. “Todos se engajaram e deram exemplo na busca de assinaturas”, enfatizou lembrando que esta legislatura tem feito a diferença na Câmara.
“As situações dos hospitais são iguais. São mais de 2.100 hospitais filantrópicos. No São Donato realizamos 4,5 mil procedimentos por mês e não há forças para resolver os problemas sozinhos”, acrescentou Paulo Conti, diretor do hospital São Donato, de Içara, lembrando da defasagem da tabela, que não sofre reajuste desde 1995.
O deputado estadual José Milton Scheffer, coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, ressaltou que o legislativo criciumense mostrou exemplo de dedicação e união. “Muitas entidades também abraçaram a causa, e o legislativo de Criciúma deu exemplo repercutindo em todo o Sul. Nesta quarta-feira (10/4), em Brasília, vamos fazer a recontagem das assinaturas, e a partir daí vamos ter um parâmetro total”, falou. Representantes de Urussanga, Cocal do Sul, Içara e Balneário Rincão, também estiveram presentes e entregaram as assinaturas colhidas em seus municípios ao deputado.
Scheffer falou que a meta no Estado era arrecadar 50 mil assinaturas, mas acredita que seja ultrapassada. As assinaturas serão levadas ao Governo Federal. O abaixo-assinado do Projeto de Lei de iniciativa popular tem o intuito de assegurar o repasse integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a Saúde Pública, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 janeiro de 2012.
Assinaturas
Criciúma – mais de 3,2 mil
Içara – mais de 1,1 mil
Cocal do Sul – 500
Balneário Rincão – cerca de 400
Urussanga – cerca de 100
Daniela Savi/Imprensa Câmara de Vereadores de Criciúma
[soliloquy id=”24143″]