O Porto de Imbituba, no Sul do estado, entra para a rota dos navios gigantes vindos da Ásia. Está programada para esta terça-feira, dia 5, a chegada oficial do navio Capitão San Juan, com mais de 330 metros de comprimento. O governador Raimundo Colombo acompanha a operação a partir das 14:30 e, às 15:30, concede coletiva para a imprensa, acompanhado pela direção do porto.
Esta será a primeira escala semanal no porto dentro da nova linha de longo curso, sempre com navios gigantes, transportando contêineres para atender aos maiores mercados do mundo. Cinco empresas armadoras vão operar na linha de longo curso: Hamburg Sud, Hapag-Lloyd, Hyundai, NYK e ZIM.
Serão 13 navios se revezando, sendo que o trajeto completo demora cerca de 90 dias, saindo de Busan, na Coreia do Sul, e passando por países como China, Singapura, Malásia, Argentina e Uruguai, além do Brasil, antes de retornar para a Coreia do Sul. No total, são 19 portos atendidos. Em SC, os navios atracarão em Imbituba e, também, em Itapoá.
Administrado pela SCPar Porto de Imbituba, subsidiária da SC Participações e Parcerias, do Governo do Estado, o Porto de Imbituba entrou na escala diante de suas tarifas competitivas e da profundidade de acesso marítimo, com destaque para dois berços de atracação com 15 metros, a maior entre os portos públicos do Sul do país e uma das maiores do Brasil.
O diretor presidente da SC Par, Gabriel Ribeiro Vieira, explica que a capacidade do Porto de Imbituba é para receber até 500 mil TEUs (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés) por ano e a expectativa da administração é que apenas a nova linha movimente cerca de 70 mil TEUs por ano.
Desde que passou a ser administrado pelo Governo do Estado, em 2012, o Porto de Imbituba tem apresentado crescimento expressivo. O resultado de 2016 ficou marcado pelo maior índice de movimentação desde o início de suas operações. Ao longo do ano passado, o porto movimentou 4.803.186 toneladas, um crescimento de mais de 40% em relação ao desempenho de 2015.
Dados do navio Capitão San Juan:
Largura: 48,40 metros
LOA (comprimento): 331 metros
Altura: 69,08 metros
Tripulação (contando o comandante): 24 pessoas
Bandeira (onde foi registrado): Alemanha
Ano de construção: 2015
Peso total: 123.101 toneladas
Local de fabricação: Coreia do Sul
Colaboração: Alexandre Lenzi/Secom