Geral

Gestão do aeroporto regional continua indefinida

Ainda não foi rejeitada a ideia de a Infraero assumir a gestão.

A expectativa é de que no fim deste mês seja definido como será a administração do Aeroporto Regional, em Jaguaruna. Daqui a duas semanas, associações empresariais do Sul do Estado e integrantes da comissão Pró-Aeroporto se reunirão com o governador Raimundo Colombo (PSD). Ainda não foi rejeitada a ideia de a Infraero assumir a gestão.

“Conversei com o governador na última semana e ele afirmou que é cedo para descartar a Infraero”, destaca o deputado estadual José Nei Ascari (PSD). Mas esta não é a vontade do empresariado. “Preferimos que a administração seja feita através de uma parceria público-privada”, explica o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Eduardo Silvério Nunes. Entidades empresariais já observaram, anteriormente, que este tipo de gerenciamento pode levar à construção de um terminal de cargas. Se ficar definido que será pela iniciativa privada, será necessária a realização de uma licitação.

Durante a reunião, serão analisados estudos feitos por associações e pela comissão referentes à administração. “Já é possível sairmos com uma definição, até porque temos de fazer a homologação do Aerporto pela Agência Nacional da Aviação Civil”, conta Nei.

A inauguração é uma corrida contra o tempo. Do Aeroporto, já estão concluídas a pista e o terminal de passageiros. Hoje, estão em obras o acesso à BR-101 e o estacionamento. Alguns itens necessários para o funcionamento também estão em licitação. O governador tinha prometido que as operações começariam em abril quando esteve em Tubarão, em novembro do ano passado.

Empresas interessadas – Em um segundo momento da reunião, participará o diretor de planejamento da Gol, Rodrigo de Macedo Alves. A empresa já demonstrou interesse em operar em Jaguaruna. Outras empresas, como a Azul, a Trip e a Avianca também já visitaram as instalações. 

Diário do Sul