Em reunião realizada na manhã dessa terça-feira (22), na AMREC, os diretores da JBS comunicaram ao presidente da Associação de Municípios e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, o fechamento da unidade de Morro Grande, que deve acontecer em outubro.
Segundo os diretores, a notícia foi dada ontem ao prefeito de Morro Grande, Valdo Rocha, e o motivo de encerrar as atividades na unidade são as dificuldades no mercado. Os prefeitos vêm tentando intermediar a situação dos integrados desde o início do ano, quando a empresa anunciou a diminuição de 50% das atividades da unidade da cidade.
Em abril, uma reunião chegou a ser feita com diretores da JBS e também junto ao Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa. “Pedimos para que eles tenham critérios nos desligamentos dos avicultores. Que olhem com atenção os avicultores que fizeram financiamento nos bancos e que para, na medida do possível, transfira os funcionários da JBS de Morro Grande para a unidade de Forquilhinha e Nova Veneza”, disse o presidente da AMREC, preocupado com impacto econômica que isso ocasionará na região sul como um todo.
A JBS de Morro Grande tem aproximadamente 730 funcionários. O fechamento ocasionará no desligamento de por volta de 130 famílias que possuem aviários. Segundo o coordenador do Movimento Econômico da AMREC, Ailson Piva, o valor de ICMS que a empresa gera para o município de Morro Grande representa aproximadamente 80% da arrecadação no município.
Na região, o impacto seria em torno de 500 milhões de valor adicionado. Ou seja, 10 milhões de ICMS por ano para região, somado atividades primária e segundária de todos os municípios que têm atividades ligadas à JBS de Morro Grande. “A demissão dos funcionários e o desligamento dos integrados impacta no comércio da região, tanto da AMESC quanto da AMREC. O maior impacto será Morro Grande, mas atinge também Timbé do Sul, Turvo e Ermo. Além dos 12 municípios da AMREC, já há integrados da unidade de Morro Grande em Forquilhinha e Cocal do Sul, por exemplo”, afirma Piva.
Estiveram presentes na reunião, além do presidente da AMREC e o coordenador do Movimento Econômico da AMREC, o diretor executivo da AMREC, José Roberto Madeira; representando a JBS, o gerente da unidade de Forquilhinha Ricardo Ximenes, e os gerentes corporativos Marcio José e José Antonio Ribas.
Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação AMREC