Uma operação conjunta entre Polícia Militar e as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Meio Ambiente de Imbituba resultou em confusão, tensão e tiros de bala de borracha.
A ação conjunta, que ocorreu na sexta-feira, no bairro Vila Nova Alvorada (Divinéia), tinha por objetivo retirar cercas e derrubar barracos de invasores de áreas da Companhia de Distritos Industriais de Santa Catarina – Codisc.
Em clima de tensão, houve violência física por parte dos invasores, respondida com tiros de bala de borracha pela PM. Mesmo escoltados por quatro viaturas, fiscais da Sedurb e operários das máquinas da Seinfra tiveram trabalho para retirar as precárias edificações de madeira e mourões com arames farpados instalados pelos posseiros do local.
Ao todo, cerca de 70 pessoas, entre servidores públicos do município e policiais militares, realizaram a operação, que teve início às 6h30min. Ao chegar no local mais problemático, os profissionais foram recebidos com bastante hostilidade e violência por homens suspeitos de trabalhar para traficantes da região e que já haviam ameaçado pessoas que lhes questionavam, durante a invasão.
“Há algum tempo já estávamos planejando essa megaoperação para coibir o crescimento de invasões. Retiramos cercas, barracos e tivemos o enfrentamento de invasores, o que resultou na troca de tiros e dois funcionários públicos agredidos”, relata o secretário de Desenvolvimento Urbano do Município, Anderson Cristiano Maximiano.
Com informações do Jornal Diário do Sul