Saúde

Cobrar por atendimentos e serviços no SUS é crime; VEJA VÍDEO

Cartazes nas unidades de saúde e publicações nas Redes Sociais do Ministério Público orientam a população sobre gratuidade do sistema.

Foto: Divulgação/MPSC

O Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecido no Brasil em 1988, garante a gratuidade de atendimento na área da saúde a todos os cidadãos brasileiros. A cobrança feita em procedimentos médicos do SUS, desde serviços simples, como consultas, ou até mais complexos, como transplante de órgãos, é crime. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) trabalha com o intuito de garantir o atendimento integralmente gratuito dos serviços fornecidos pelo SUS à população.

Para auxiliar no esclarecimento de informações sobre o SUS, o MPSC está com uma iniciativa nas redes sociais da Instituição, para orientar a população sobre os direitos no serviço. Além disso, cartazes sobre o assunto estão sendo distribuídos para mais de 190 estabelecimentos hospitalares de todo o Estado, com o objetivo de alertar a população sobre a gratuidade do sistema.

As publicações, online e impressas, contam com frases como “É pelo SUS… logo, todo e qualquer atendimento é gratuito” e “Taxas” Não! Todo atendimento pelo SUS é gratuito”. O objetivo é trazer ao público casos que exemplifiquem situações em que as pessoas podem se encontrar, ao buscar o atendimento.

Em alguns casos que já foram deflagrados pelo MPSC, taxas foram cobradas em troca da antecipação no atendimento, servidores públicos fizeram uso do cargo para privilegiar pessoas que estão em filas de espera e, ainda, médicos que trabalham pelo SUS, mas que ofertaram a execução de cirurgias médicas pela metade do valor cobrado em clínicas particulares.

No quadro “Promoto Responde”, a promotora Caroline Cabral Zonta, esclarece as principais dúvidas sobre esse tema.

Veja vídeo

Em janeiro deste ano, foi sancionada a Lei Estadual 17.066, que determina que todos os estabelecimentos que ofereçam serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizem na internet as listas de espera para consultas, exames, cirurgias e outros atendimentos. A ferramenta permite que os pacientes do SUS possam acompanhar a posição em que se encontram na fila para o atendimento médico.

Como fiscal da lei, o MPSC atua para corrigir irregularidades na área da saúde, tendo diversos esquemas de fraudes sendo desmantelados pela ação das Promotorias de Justiça e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

Colaboração: Ministério Público de Santa Catarina

 

Notícias Relacionadas

Filha de vítima de latrocínio será indenizada em R$ 300 mil pelo autor do crime em Santa Rosa do Sul

O crime ocorreu em março de 2013, na cidade de Santa Rosa do Sul, e o acusado foi condenado a 20 anos de reclusão em regime fechado.

Fábrica de cervejas é alvo de criminosos em Lauro Müller

A porta do escritório foi arrombada e o cofre retirado do local, além de terem furtado um notebook. Ninguém foi preso e a Polícia Civil investigará o caso.

Equipamento inédito que identifica dor e produzido com apoio do Governo de SC é apresentado em Brasília

Através de um software e tecnologia avançada, o ReitzScan identifica, avalia e quantifica a dor em três estágios: suave, moderada ou severa.

Cartorário acusado da morte da namorada responderá por crime com motivação fútil

O crime ocorreu na madrugada do dia 8 de maio de 2018, na cidade de Imbituba.