Promover a Educação Ambiental e a valorização do ambiente em que vivemos é o principal objetivo do projeto de extensão “Ambiente e Cidadania” da Unesc. São realizadas atividades educativas nas escolas do Território Paulo Freire, levando aos alunos uma maior compreensão sobre a importância da água, solos, fauna e flora. E nesta quinta-feira (17), o projeto realizou uma ação de limpeza na nascente do bairro São Defende, possibilitando o envolvimento prático dos estudantes da Escola Caetano Ronchi com o meio ambiente.
Segundo a professora da Unesc, Maristela Giassi, responsável pelo projeto, o propósito é manter a área limpa e cuidada pela comunidade. “Para isso, todos os estudantes estão participando de um processo de Educação Ambiental nestes dois anos de projeto. Entendemos que um bairro com um recurso como este, quando bem cuidado e valorizado pela comunidade, contribui com o embelezamento de sua paisagem, além de trazer o bem-estar para os seus moradores”, comentou.
Além da Escola Caetano Ronchi, a ação também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Criciúma. Da nascente, foram retirados entulhos como sacos plásticos, garrafas PET, vidros, móveis, fraldas descartáveis e outros materiais poluentes. “A realização da limpeza da nascente é um dos objetivos do projeto, que se encontra em andamento e até o final deste ano. Outra ação programada é o cercamento da nascente com o repovoamento Área de Proteção Permanente com plantas nativas”, contou Maristela.
Saiba mais
Também fazem parte do projeto, a professora Elizabeth de Siervi, o professor Dourival Giassi e as bolsistas graduandas do Curso de Ciências Biológicas da Unesc, Vanessa Dussioni e Natalia Oliveira.
Colaboração: Comunicação Unesc