Saúde

Unisul e Prefeitura de Tubarão celebram contrato em prol da saúde

A parceria fortalece a saúde pública do município ao articular espaços e ambientes de aprendizagem para práticas de ensino, campos de estágio, pesquisa, extensão, prestação de serviços e educação permanente dos trabalhadores da saúde, por meio de aprendizagem ativa e significativa.

Foto: Patrícia Laureano/Unisul

Nesta terça-feira (15), a Fundação Municipal de Saúde do município de Tubarão e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), celebraram o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). A assinatura, realizada no Bloco da Saúde da Unisul, potencializa a relação já existente entre as instituições, no que abrange ensino, serviços e comunidade, através da interação da Unisul por meio dos cursos da área da saúde, com os estabelecimentos gerenciados pela Fundação Municipal de Saúde, como cenários de práticas de ensino.

A parceria fortalece a saúde pública do município ao articular espaços e ambientes de aprendizagem para práticas de ensino, campos de estágio, pesquisa, extensão, prestação de serviços e educação permanente dos trabalhadores da saúde, por meio de aprendizagem ativa e significativa. “Estamos aproximando cada vez mais as estruturas do município e da universidade, para melhor aproveitar as estruturas físicas, mas, especialmente, o conhecimento que a Unisul detém, e colocar toda essa energia em favor de uma saúde melhor para a população”, enfatiza o prefeito de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, doutor Daisson José Trevisol, egresso e professor da Unisul, durante a cerimônia ressaltou a importância da assinatura deste contrato para se fazer uma tríade entre Hospital Nossa Senhora da Conceição, Unisul e Fundação Municipal de Saúde. “A parceria com a universidade já está estabelecida, o interesse do município é em ampliar. Para isso, estamos conseguindo quebrar as barreiras que existiam e evoluir para melhorar o atendimento oferecido à população de Tubarão”, destaca Daisson.

Com a celebração deste contrato, a Unisul irá contribuir de forma corresponsável com a gestão dos serviços de saúde, qualificando a atenção prestada, incluindo apoio à elaboração de ações em saúde, a fim de melhorar indicadores de saúde locorregionais; além de promover a realização de ações, focadas na melhoria da saúde das pessoas/família/comunidade.

“Esta cooperação significa a possibilidade de qualificar a educação da instituição através do movimento de estudantes e professores que terão mais acesso às unidades de saúde do município. Ao mesmo tempo, o município também terá acesso aos ambientes de aprendizagem da Unisul. Esta movimentação impacta ainda mais a área da saúde do município, permitindo que as pessoas tenham mais qualidade de vida”, reforça o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt.

Colaboração: Patrícia Laureano – Comunicação Unisul

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Tribunal de Justiça autoriza prefeitura a retomar obras da passarela em frente à Unisul, em Tubarão

Iniciada em fevereiro, a construção da passarela precisou ser interrompida por alguns dias ainda no primeiro semestre por conta da ação judicial de uma empresa inabilitada no processo de licitação.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

“Lutar contra o aquecimento global começa pela água tratada e pelo saneamento”, diz jornalista Sônia Bridi em palestra