Os reeducandos dos estabelecimentos prisionais de Criciúma já começaram a receber os atendimentos pelos alunos da Unesc. O projeto de extensão “Assistência Judiciária para os reeducandos dos estabelecimentos prisionais de Criciúma”, do curso de Direito da Universidade, é realizado em parceria com a Vara de Execuções Penais do Poder Judiciário.
De acordo com o coordenador do curso, professor Alfredo Engelmann Filho, o projeto tem como objetivo realizar assistência judicial as pessoas que não possuem condições para contratar um advogado. Além disso, o projeto orienta os apenados para que tenham comportamento adequado, visando obter benefícios como a diminuição da pena, saídas temporárias, o indulto de penas e o livramento condicional.
“A participação efetiva da Unesc e do curso faz-se necessárias em trabalho permanente, visto que a população carcerária renova-se quase que diariamente. Em longo prazo podem-se amenizar situações de risco de rebeliões e fugas, o que beneficia diretamente a sociedade criciumense e a própria população carcerária”, destacou Engelmann.
O projeto, único nesta área no sul de Santa Catarina, também conta com o apoio do curso de Psicologia da Universidade, que trabalha na ressocialização dos reeducandos.
Além do professor Engelmann, o professor Leandro Alfredo da Rosa, junto com os alunos Bruno Ancelmo Martins e Ana Paula Brito Martins, participam do projeto.
Colaboração: Assessoria de Imprensa da Unesc