O fechamento do Porto de Imbituba, devido à ressaca que atingiu a região, deixou quatro navios à espera para atracar no local. Cerca de 140 mil toneladas de soja, coque e fertilizante estão divididos nas embarcações. O porto, por sua vez, está fechado desde sexta-feira e a previsão é de que retorne às atividades ainda hoje.
No entanto, de acordo com a assessoria de imprensa da SCPar/Porto de Imbituba, não houve prejuízos, uma vez que a margem de operação de carga no porto é de dez a 14 dias. Logo, a espera dos navios para atracar está dentro do cronograma, uma vez que estão parados há poucos dias.
A intenção da administração do porto era retomar as atividades ontem, mas o mar ainda estava bastante agitado por causa das grandes ondas formadas pelo vento, que tem atingido a região.
Segundo a assessoria, assim que o porto voltar às atividades, dois navios irão entrar e operar. Em seguida, quando estes tiverem finalizado tudo, os outros dois irão atracar. Além disso, o vento forte do fim de semana chegou a derrubar uma draga de sucção, em uma área que ficou isolada.
Além do Porto de Imbituba, outros estavam sem operação em Santa Catarina. Entre eles, os portos de Itajaí, Itapoá e São Francisco do Sul. Conforme a praticagem dos portos, o litoral estava, ainda ontem, com ondas entre dois e 3,5 metros.
Previsão para hoje
O tempo terá nevoeiros no início da manhã, com sol no decorrer do dia na maioria das regiões. Na Grande Florianópolis e no Norte do Estado as nuvens aumentam e, especialmente no Litoral Norte, há condição de chuva fraca. A temperatura estará baixa no período noturno e durante o amanhecer, com chance de geada fraca na serra. Durante o dia, a temperatura terá elevação, e ficará agradável. Vento de sudeste/leste a nordeste, fraco a moderado. O sistema de alta pressão influencia Santa Catarina.
Com informações do Jornal Diário do Sul