Geral

Maré seca: Mar recua cerca de 50 metros em praias do litoral Sul

Laguna/SC – Foto: Divulgação

Quem esteve em alguma praia do Litoral Sul catarinense neste sábado (12), viu um cenário diferente. Em Balneário Rincão, por exemplo, o mar recuou cerca de 50 metros, diferente do que apontava a previsão para o fim de semana, de que haveria ressaca na costa do Estado. O que se confirmou foi o mar agitado e as ondas grandes, com poucas pessoas se aventurando a entrar na água, como alguns surfistas na Praia do Cardoso, em Laguna.

De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno de ‘maré seca’ ocorre devido aos ventos de Nordeste que sopram no litoral do Estado. Esses ventos carregam as águas do oceano. Como a Terra gira em torno de si mesma, essas águas são desviadas para a esquerda do vento no hemisfério Sul, fazendo com que o mar literalmente recue, causando maré seca nas praias, principalmente nos horários de maré astronômica baixa. Essa situação não é anormal, já verificada em outras vezes. Com o avanço da frente fria, esse padrão muda completamente ao longo do dia.

Segundo o climatologista Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga, trata-se de um fenômeno natural, mas bastante curioso. “Na plataforma Norte do Rincão, a Epagri tem um marégrafo, que mede a maré no balneário, e, hoje, o aparelho registrou marcas abaixo do que estamos acostumados mesmo. A ressaca virou vazante, com mar agitado, mas recuado”, destaca Sônego.

Além disso, foram registrados ventos de até 60 quilômetros por hora. Também conforme a Defesa Civil, com o avanço da frente fria pelo Sul do Brasil, este padrão deve mudar completamente. A virada no tempo no Planalto Sul e Litoral Sul catarinense está prevista para a madrugada e manhã deste domingo (13), com a chegada de chuva, risco de temporais, rajadas de vento e granizo isolado.

Com informações do Notisul

Notícias Relacionadas

Carnaval chegando com calor até a manhã de domingo

Tempo bom persiste e as máximas vão chegar perto dos 35 graus.

Alerta para a possibilidade de temporais nas próximas horas no Sul

Não está descartada a possibilidade de granizo, chuva intensa e rajadas de vento de até 70km/h em algumas cidades, em especial próximo à Serra Geral.

Semana inicia com tempo nublado, mas calor retorna na quinta

Ainda conforme a Climaterra, a tendência é que o final de semana do Dia das Mães seja frio, com a chegada de uma frente fria no sábado (12).

Abaixo de zero: o outono vai dando adeus