Encaminhamentos dados já representam economia no orçamento da Universidade.
A convite da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve, acompanhados da equipe de gestão, apresentaram na noite desta segunda-feira (7), a proposta de reestruturação administrativa da Universidade. O encontro ocorreu na sede da associação.
O plano de gestão dos novos reitores sugere mudanças significativas na estrutura organizacional da Unesc, com o objetivo de sanar e tornar a Universidade mais eficiente. Entre os principais pontos destacados estão a supressão de uma Pró-Reitoria, das UNAs (Unidades Acadêmicas) e a vinculação da gestão administrativa e financeira da Unesc à Fucri, entidade mantenedora.
“Propomos uma estrutura mais leve, menos burocrática, mas que, de forma alguma, irá comprometer a excelência acadêmica, nosso principal foco”, defendeu Luciane.
Os gestores da Universidade também apresentaram à direção da ACIC uma série de ações já encaminhadas desde a posse, há 34 dias. Destaque para a revisão e suspensão de contratos de prestação de serviços, reavaliação de horas administrativas, suspensão de compras e locações, reposicionamento do Secom (Setor de Comunicação Integrada), entre outras, o que já gerou uma economia de mais de 5% em relação ao orçamento anual da Instituição.
“A busca pela autoeficiência exige a redução de custos, faz parte do processo. Queremos parabenizar toda a equipe pelas ações estratégicas e necessárias que visam a perenidade da Universidade”, elogiou o presidente da Acic, César Smielevski.
O diretor da entidade Moacir Dagostin, enalteceu a coragem e a determinação da primeira reitora da Unesc. “Não conhecia esse dinamismo da Luciane. Sua fala, ideias e ações demonstram que a Instituição está no caminho certo”, pontuou. Já o vice-presidente da ACIC, Valcir Zanette, sugeriu uma aproximação entre a Universidade e os núcleos setoriais da entidade, o que foi prontamente acatado pela reitora.
Próximas ações
Entre os eixos estratégicos da nova gestão da Unesc que ainda serão implementados estão: o fortalecimento do setor de captação de recursos; foco em inovação, com parcerias com o setor produtivo; a ampliação de parcerias internacionais (internacionalização); a participação comunitária, por meio de conselho consultivo; a valorização das pessoas; atenção ao estudante, com reconfiguração do setor de atendimento; investimento em tecnologia da informação; além de atenção especial ao EAD (Ensino à Distância). “São ações que convergem para um objetivo principal, a formação de nossos alunos, centro do nosso projeto de gestão”, reforçou Luciane.
Visita ao campus
O próximo encontro do grupo será na Unesc, em data ainda a ser definida, para uma visita ao campus. Os diretores da ACIC querem conhecer de perto a estrutura da única universidade da região.
Colaboração: Comunicação Unesc
[soliloquy id="234577"]