Escola de Educação Infantil recebeu investimento de R$ 2 milhões e atende 370 crianças.
O Sesi, entidade da Fiesc, entregou, nesta segunda-feira (31), a revitalização da Escola de Educação Infantil em Criciúma. Localizada no bairro Comerciário, a escola atende 370 crianças. Elas são do berçário até os 6 anos de idade, filhos de trabalhadores de indústrias e também da comunidade. Os alunos são distribuídos em 19 turmas, sendo 15 delas em período integral.
Conta com uma área total de 1.782 metros quadrados e um investimento de R$ 2 milhões. O espaço é formado por 19 salas de atividades. São salas de artes, sala de professores, auditório, dois fraldários, refeitório, área verde, espaço para horta, cozinha experimental e parque infantil. Além da troca de todo o telhado, foi realizado revestimento e pintura externa do prédio, modificação da fachada, construção de solários e revitalização de banheiros.
Na solenidade de entrega, o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, ressaltou algumas das competências cruciais para os trabalhadores no futuro próximo. Entre elas, a capacidade de resolver problemas complexos, o desenvolvimento do pensamento crítico, a criatividade e o espírito cooperativo. Ele acrescentou que isso é especialmente importante considerando a avalanche de novos produtos, tecnologias e formas de trabalho.
“As pessoas vão ter de se tornar mais resolutivas, mais autônomas, mais cooperativas, mais críticas e criativas. Investir no desenvolvimento e na aprendizagem de novas e múltiplas linguagens das crianças representa hoje o maior e o melhor investimento na construção do amanhã”, concluiu.
“Hoje recebemos as crianças que estão voltando de suas férias escolares. Isso quer dizer que o espaço está mais vivo, alegre e feliz. Aqui é o lugar do sorriso fácil, do choro acolhido com carinho e competência. Aqui a criança é vista e ouvida, acolhida em toda a sua complexidade”, afirmou o vice-presidente regional da Fiesc, Diomício Vidal.
O superintendente do Sesi, Fabrizio Machado Pereira, destacou a atuação da Escola do Sesi na região. “Esta é a maior escola de educação infantil de Criciúma, segundo os dados do Censo Escolar de 2016. Para apoiar esse atendimento, trabalham nessa unidade 90 profissionais habilitados e qualificados permanentemente”, disse. Ele acrescentou ainda que a unidade se tornou o polo formador dos professores da rede de escolas de educação Infantil do Sesi.
“Fomos buscar no mundo a principal referência na área e nos encontramos com Reggio Emilia, no norte da Itália. Ela é conhecida como a principal referência internacional de educação infantil no mundo. Para lá se dirigem profissionais dessa área de atuação para imersões educacionais. Anualmente, também tem ido nossa equipe de profissionais do Sesi”, disse Pereira. Ele contou que um processo de formação continuada das educadoras da entidade é realizado há três anos. É feito por meio de encontros presenciais e a distância, com as educadoras da REDSolare, que representa Reggio Emilia no Brasil.
“O investimento feito pela Fiesc, por meio do Sesi, é muito importante para a cidade. Cada criança na creche é uma oportunidade de emprego que se abre para um pai ou uma mãe. Mas, mais do que oportunidade de emprego que se conquista, é a certeza de que o maior bem desses pais está em boas mãos”, enfatizou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “A Fiesc e suas entidades nos mostram o que é preciso ser feito para aprimorarmos nesse sentido” , disse o deputado estadual Cleiton Salvaro.
Na solenidade também foi apresentado o Presença. Trata-se de um movimento de mobilização social que defende a infância bem vivida, com espaço e tempo para a brincadeira, sem excesso de consumo. Por meio do programa, os desenhos feitos pelas próprias crianças ganham vida e são transformados em bonecos de pano. O Sesi Escola de Criciúma apoia a iniciativa desde 2015. A área de Educação do Sesi iniciou sua atuação na década de 50. Isso foi feito por meio do desenvolvimento de serviços de Educação Infantil para crianças, filhos de trabalhadores da indústria. Em Criciúma, a Escola de Educação atua há 31 anos.
Colaboração: Novo Texto Comunicação
[soliloquy id="233476"]