O Serviço Aeropolicial – Saer da Polícia Civil, em parceria com o Samu e Batalhão de Aviação da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina – BAPM, realizou a primeira missão de transporte aeromédico, após a implantação da base em Criciúma. O trabalho ocorreu nesse sábado (22).
As equipes do Serviço Aeropolicial, do Samu e do Águia04 uniram esforços para realizar o transporte aeromédico de uma adolescente de 15 anos, portadora de diabetes, em estado de coma. A solicitação do emprego das aeronaves para a missão foi feito pela central de regulação do Samu. O motivo foi o fato de tratar-se de um caso delicado e urgente.
Em seguida, foi montada a logística de transporte. Para isso, visou-se aproveitar ao máximo o emprego das aeronaves e garantir a saúde da paciente. Desta forma, o Saer/Samu, em primeira etapa, realizou o transporte aeromédico da paciente, de Içara até o aeroporto de Lages. Posteriormente, na segunda etapa do atendimento, a paciente foi transportada pela aeronave da PM. Ela teve acompanhada nos dois percursos da equipe médica do Samu, até Videira. Nesta cidade, a paciente foi internada na Unidade de Terapia Intensiva – UTI.
A parceria entre as Polícias Civil e Militar, juntamente com o Samu, tem se tornado uma constante nos transportes aeromédicos, bem como em outras ocorrências que envolvam o emprego de aeronaves, estreitando ainda mais os laços de confiança e, mais importante, salvando vidas.
Com informações da Polícia Civil de Santa Catarina