Saúde

Testes rápidos das Hepatites B e C são distribuídos gratuitamente em Criciúma

A iniciativa da Prefeitura Municipal ocorre em apoio a Semana de Prevenção às Hepatites Virais.

Testes rápidos das Hepatites B e C são distribuídos gratuitamente em Criciúma

Foto: Decom

A Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma ofereceu, durante esta segunda-feira (24), testes rápidos para Hepatites B e C. A ação ocorreu em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Hepatite, na próxima sexta-feira (28). O objetivo foi aumentar a sensibilização e a compreensão sobre as Hepatites e outras dessas decorrentes. Os trabalhos terão continuidade ao longo da Semana de Prevenção às Hepatites Virais, comemorada entre os dias 24 e 28 de julho.

A iniciativa ocorre em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF. Os testes estarão disponíveis sem nenhum custo a todos os cidadãos. Para isso, basta se dirigir à Farmácia Central, no Centro de Especialidades em Saúde – CES, localizado no bairro Santo Antônio.

De acordo com a coordenadora de assistência farmacêutica, Larissa de Oliveira Batista, o trabalho é importante para que a população criciumense tenha acesso a uma ferramenta para detectar a Hepatite em seu estado inicial. “O Dia Internacional de Combate à Hepatite é um momento para divulgar a importância dos testes da doença e também falar do assunto. Com informação e a realização dos testes para auxilio no diagnóstico e tratamento, muitas vidas podem ser salvas”, aponta.

A Organização Mundial da Saúde – ONU escolheu em 1976 o dia 28 de julho como data oficial. Com ele, a semana de Prevenção às Hepatites Virais. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do descobridor do vírus da Hepatite B, professor Baruch Samuel Blumberg, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1976 pela descoberta.

Os testes rápidos

O teste é rápido e funciona de maneira prática e indolor. Em cerca de 10 a 15 minutos, o resultado é entregue ao paciente. “Caso o teste dê positivo, nós encaminhamos o paciente para o teste de confirmação definitivo, para que assim possa iniciar o tratamento”, completa a farmacêutica do NASF, Greice Kauling.

A secretária municipal de saúde, Francielle Lazzarin Gava, explica que os testes rápidos serão oferecidos em outras unidades de saúde do município. Atividades como palestras e grupos de informação sobre o tema também serão realizados ao longo da semana. “Esperamos alcançar um bom número de pessoas com as ações de divulgação sobre as Hepatites. Estaremos tirando dúvidas nos postos da região até sexta-feira”, lembra.

Colaboração: Fagner Santos / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Criciúma irá realizar testes rápidos aleatórios para estimar prevalência da Covid-19 em moradores

Ação é pioneira em Santa Catarina e uma das primeiras no Brasil. Secretaria de Saúde e Unesc realizaram levantamento que servirá de critério para aplicação de testes rápidos em moradores, já a partir desta segunda-feira (20)

Estado distribui 20 mil testes rápidos, 3 milhões de pares de luvas e 50 mil máscaras

O material, enviado pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira (13), está sendo repartido pelas macrorregionais de saúde do estado.

Prefeitura de Tubarão começa a fazer testes rápidos para identificar Covid-19 em pacientes monitorados

Os pacientes que estão fazendo os testes na Arena Multiuso são convocados pelo COEMS, através de seus cadastros e realizam o exame sem sair do carro

Municípios recebem testes rápidos adquiridos com recursos do Ministério Público do Trabalho

São 4.240 kits de teste rápido, que foram divididos de forma per capita para os municípios.